Um cágado foi flagrado desovando seus ovos na Orla do Guaíba, em Porto Alegre. Na imagem é possível ver o animal depositando sua ninhada em um buraco preparado para receber os ovinhos (veja vídeo abaixo).
Em 2022, a Prefeitura resgatou alguns filhotes na região do Anfiteatro Por do Sol e os devolveu ao Guaíba. O local é bastante procurado pelos animais na hora de fazerem a desova. Na época os ovos dos filhotes haviam sido resgatados por estarem em uma situação na qual não conseguiriam se desenvolver corretamente.
Olha que flagrante bonitinho. Um cágado desovando seus bebês na Orla do Guaíba.
Os animais que habitam os parques de Porto Alegre são cágados e não tartarugas. Embora sejam mais conhecidas pela maioria da população, as tartarugas só se desenvolvem em ambientes marinhos. pic.twitter.com/v2FaD1QM1J
— Porto Alegre 24 Horas (@portoalegre24h) February 28, 2023
Os cágados geralmente constroem seus ninhos em locais próximos à água, como em praias, margens de rios ou lagos. Eles usam suas patas traseiras para cavar um buraco no solo, onde depositam seus ovos. Depois de colocar os ovos no buraco, os cágados cobrem-nos com areia, folhas ou outros materiais disponíveis na área. Em seguida, eles deixam o ninho sozinho e esperam que os ovos eclodam naturalmente.
Os ninhos de cágado geralmente têm entre 3 e 8 ovos, dependendo da espécie. O período de incubação pode variar de algumas semanas a vários meses, novamente dependendo da espécie e das condições ambientais. Quando os filhotes eclodem, eles geralmente saem do ninho e seguem para a água imediatamente.
É importante lembrar que os cágados são animais selvagens e protegidos por lei em muitos lugares. Se você encontrar um ninho de cágado ou ver um cágado colocando ovos, é importante manter uma distância segura e não perturbar o animal ou o ninho.



