A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) publicou nesta sexta-feira (30) o oitavo levantamento da temporada 2025/2026 do programa Balneabilidade. O relatório considera análises feitas nos dias 26 e 27 de janeiro de 2026 em 96 pontos localizados em praias e balneários do Rio Grande do Sul.
De acordo com o novo boletim, apenas três locais foram classificados como inadequados para banho nesta semana, número que representa uma redução de cinco pontos em relação ao levantamento anterior.
Os trechos considerados impróprios são:
-
Cristal — Balneário do Rio Camaquã
-
Osório — Lagoa do Peixoto
-
Piratini — Balneário Municipal Klérfim Cardoso, no Rio Piratini
Em Osório, a amostra coletada na Lagoa do Peixoto apresentou concentração elevada de cianobactérias, com mais de 130 mil células por mililitro — valor muito acima do limite recomendado, que é de 50 mil. O resultado indica um processo de eutrofização, caracterizado pelo excesso de nutrientes na água.
Segundo a Fepam, os microrganismos identificados nesse ponto pertencem a gêneros que podem produzir toxinas, o que representa risco à saúde humana. O contato com a água contaminada pode provocar efeitos tóxicos tanto em exposições pontuais quanto prolongadas.
Apesar desses registros, o boletim aponta que todos os pontos monitorados no Litoral Norte do Estado estão liberados para banho. A condição favorável deve beneficiar o movimento de banhistas durante o fim de semana de feriado, quando é esperado aumento na procura pelas praias gaúchas.



