Overão está a pleno vapor, convidando não só os brasileiros, mas também os turistas de fora para aproveitar todas as belezas das praias que o Brasil oferece. E opção sustentável é o que não falta. Atualmente, o país conta com nada menos do que 50 praias com a Bandeira Azul, programa reconhecido internacionalmente por validar praias e marinas que se destacam pela qualidade ambiental, gestão sustentável e por boas práticas de turismo responsável.
Para receber o selo, os destinos precisam comprovar anualmente o cumprimento de 38 critérios que envolvem qualidade da água, gestão ambiental, segurança, infraestrutura, preservação patrimonial e educação ambiental.
As localidades contempladas estão distribuídas por cinco estados: Alagoas (1) e Bahia (5), na região Nordeste; Rio de Janeiro (19) e São Paulo (4), no Sudeste; e Santa Catarina (31), no Sul, consolidando o estado como o maior detentor de premiações nesta temporada.
Confira abaixo alguns critérios internacionais definidos pela Foundation for Environmental Education (FEE), organização responsável pela promoção global do programa.
Em relação à qualidade da água, por exemplo, a praia deve cumprir completamente os requisitos de amostragem e frequência da qualidade da água. Além disso, descargas de águas residuais, industriais ou urbanas não devem afetar a praia. Outras medidas também são levadas em consideração neste quesito, como o padrão de qualidade Bandeira Azul para os parâmetros físico-químicos.
Na gestão ambiental, entre outros critérios, estão a existência de recipientes para lixo na praia, em bom estado de conservação seguros e em número adequado, regularmente esvaziados e limpos. Também deve haver estruturas para receber lixo reciclável e a existência de instalações sanitárias em número suficiente.
No quesito segurança e serviços, dentre vários critérios analisados, estão o policiamento na área da praia, existência de uma fonte de água potável disponível e formas de incentivo a meios de transporte sustentáveis na região. Além disso, é um requisito da Bandeira Azul que pelo menos uma praia em cada município deve estar equipada para receber pessoas com deficiência.
Confira a lista de praias aprovadas:
Temporada 2025/2026
PRAIAS:
*Com a informação Ministério do Turismo



