Todos os pontos de balneabilidade monitorados pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) na Orla do Guaíba seguem liberados para o banho, conforme o mais recente levantamento da temporada 2025/2026. As análises consideraram amostras coletadas entre os dias 8 e 29 de dezembro nas regiões de Belém Novo e Lami.
As informações constam no sexto relatório da temporada, já disponível para consulta pública no site do Dmae. O monitoramento segue os critérios estabelecidos pela Resolução nº 274/2000 do Conama, que define os parâmetros oficiais de qualidade da água para atividades recreativas.
Semanalmente, equipes técnicas realizam a coleta e avaliação de 12 amostras em cada ponto, submetidas a exames laboratoriais rigorosos. Para que uma área seja classificada como própria para banho, é necessário que, nas cinco últimas medições, a concentração da bactéria Escherichia coli permaneça abaixo de 800 NMP por 100 mililitros, além de não ultrapassar 2.000 NMP/100 mL na amostra mais recente. Outro critério fundamental é a manutenção do pH entre 6,0 e 9,0.
Pontos liberados para banho
Belém Novo
-
Posto 1: Praça José Comunal, em frente à garagem da empresa de ônibus
-
Posto 2: Praia do Leblon, na Avenida Beira-Rio, em frente à Rua Antônio da Silva Só
-
Posto 3: Praça do Veludo, na Avenida Pinheiro Machado, em frente à praça
Lami
-
Posto 1: Acesso pela Rua Luiz Vieira Bernardes, próximo à segunda guarita de salva-vidas
-
Posto 2: Acesso pela Rua Luiz Vieira Bernardes, em frente à primeira guarita de salva-vidas
-
Posto 3: Avenida Beira-Rio, em frente ao número 510



