Siga o Porto Alegre 24 Horas no Google News

O tamborilar de pequenos pés no quarto de uma criança é um som alegre, exceto, talvez, quando esses pés pertencem a centenas de bebês aranhas-caçadoras.

“Gaaaahhhhhhhh, uma amiga minha em Sydney acabou de entrar no quarto da filha e encontrou isso”, twittou Peta Rogers, residente em Hobart, Austrália, em 27 de janeiro.

A amiga de Rogers em Sydney, que pediu para não ser identificada nas redes sociais, enviou fotos e um vídeo do quarto de sua filha, depois que a adolescente disse para ela: “Mãe, temos um monte de aranhas lá em cima”, informou a rede Australian Broadcasting Company (ABC) em 30 de janeiro.

Quando a amiga de Rogers foi investigar, ela encontrou algumas aranhas no canto da sala.
“Isso não é tão ruim, talvez haja 50 ou 60”, ela diz no vídeo. E então ela virou a câmera para outro canto, revelando pelo menos o dobro de filhotes de aranha agachados nas paredes e no teto.

“Eles são tão fofos!” ela exclama.

Enquanto a mulher de Sydney filmava seus hóspedes de pernas compridas, ela especulou que eles eram bebês aranhas-caçadoras, que pertencem à família das aranhas Sparassidae e são comuns na Austrália e em outros lugares com climas quentes.

Uma espécie de caçadora, a aranha-caçadora-gigante (Heteropoda maxima) do Laos, tem uma envergadura de até 30 centímetros e é a maior aranha do mundo em diâmetro. Mas o caçador médio tem uma envergadura de perna de não mais de 5 polegadas (12,7 cm) e um comprimento de corpo de apenas 1 polegada (2,5 cm) de comprimento.

Durante o verão na Austrália, as populações de caçadores explodem, e não é incomum que as aranhas entrem nas casas das pessoas. Na verdade, muitos residentes de Sydney relataram infestações de caçadores naquela semana, provavelmente por causa do clima recente, de acordo com a ABC.

Uma frente de baixa pressão após vários dias de altas temperaturas trouxe chuva e umidade. As aranhas-caçadoras muitas vezes procuram abrigo em casas humanas quando o calor e a umidade são muito intensos, porque as casas oferecem muitos cantos e fendas seguras onde as aranhas podem se esconder e onde as fêmeas podem colocar seus ovos, disse o aracnologista Robert Raven, chefe da Biodiversidade Terrestre da Austrália Museu de Queensland.

No entanto, este tipo de clima também traz condições favoráveis ​​para a eclosão dos ovos do caçador, acrescentou Raven.
“A pressão baixa é um dos gatilhos para a emergência da bolsa de ovos”, disse Raven à ABC.

O ar quente e úmido é ideal para bebês aranhas de pele fina, que desidratam rapidamente quando as condições são muito secas, e uma bolsa de ovos pode conter centenas de bebês caçadores, o que pode levar a infestações em massa, como a do vídeo.

Infelizmente, esses grupos densos de filhotes de aranhas fofas não duram muito, pois os filhotes são “altamente canibais” e rapidamente começam a devorar uns aos outros em um ou dois dias, disse a aracnologista Lizzie Lowe, pós-doc no Behavioral Ecology Group at Australia’s Macquarie Universidade.

Sciencealert.com