EUA: Pessoas vacinadas não precisam usar máscara em locais ao ar livre
Foto: Eduardo Munoz | Reuters

EUA: Pessoas vacinadas não precisam usar máscara em locais ao ar livre

EUA: Pessoas vacinadas não precisam usar máscara em locais ao ar livre

Compartilhe esta notícia

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) divulgou na terça-feira (27) uma nova orientação sobre o uso de máscaras em áreas externas para americanos vacinados com as duas doses: não será mais necessário o uso de máscaras em pequenas reuniões ao ar livre ou em jantares com amigos e familiares.

“Se você está totalmente vacinado e deseja participar de uma pequena reunião ao ar livre com pessoas que foram vacinadas ou não, ou jantar em um restaurante ao ar livre com amigos ou familiares, a ciência mostra que é possível participar sem máscara e com segurança”, disse a diretora do CDC, Dra. Rochelle Walensky, disse durante uma coletiva de imprensa virtual realizada pela Casa Branca na terça-feira (27).

Mas a vida ainda não vai voltar completamente ao normal para os vacinados.

A agência federal de saúde diz que, mesmo que você tenha sido vacinado, você deve evitar grandes reuniões internas. O CDC não definiu o número de pessoas que categorizam uma “grande reunião”, mas o site da agência as descreve como “muitas pessoas de distintas famílias em um espaço público ou privado”.

Para os vacinados que optam em comparecer a um evento lotado ao ar livre, como um jogo ou apresentação ao vivo, o uso de máscara é recomendado.

“Geralmente, para as pessoas vacinadas, atividades ao ar livre sem máscara são seguras. No entanto, continuamos recomendando o uso de máscara em locais e ambientes externos lotados, como estádios e shows onde é mais difícil manter distância física e onde muitas pessoas não vacinadas podem também estar presente “, disse Walensky.

“Continuaremos recomendando isso até que a maior parte da população seja vacinada.”

O CDC recomenda que tanto as pessoas vacinadas quanto as não vacinadas ainda usem máscaras em espaços públicos fechados, como shoppings, cinemas ou museus.

Pessoas consideradas pelo CDC como “totalmente vacinadas” são aquelas que tomaram a segunda dose das vacinas Pfizer/BioNTech ou Moderna há duas semanas ou a única dose da Johnson & Johnson também há duas semanas.

É esperado que o presidente Joe Biden faça uma declaração sobre o uso de máscaras em ambientes abertos na terça-feira (27), antes de seu primeiro discurso no Congresso na quarta-feira (28).

Um dos principais consultores de coronavírus de Biden, Dr. Anthony Fauci, deu uma declaração à CNN insinuando que este tipo de orientação seria dada esta semana. Fauci disse a Jim Acosta, da CNN, no domingo (25) que não queria noticiar antes do CDC, mas que com certeza a agência “atualizará suas diretrizes sobre o que as pessoas vacinadas e não vacinadas poderão fazer”.

Na manhã de terça-feira (27), antes de que a orientação do uso de máscara fosse atualizada, o secretário de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, Xavier Becerra, disse no CBS This Morning que as pessoas vacinadas contra Covid-19 poderão retornar a um estilo de vida mais normal.

“A mensagem é clara: você está vacinado, adivinhe, você pode voltar a um estilo de vida mais normal. Se você não for vacinado, ainda é um perigo. Você ainda está em perigo”, disse Becerra. “Portanto, seja vacinado”, enfatizou.

Mudanças motivadas pela ciência

“Há um aumento de dados que sugere que a maior parte da transmissão está acontecendo em ambientes fechados, em vez de ao ar livre. Menos de 10% da transmissão documentada em muitos estudos ocorreu ao ar livre”, disse Walensky.

A diretora do CDC disse na terça-feira (27) que os centros atualizaram a orientação após um aumento no número de pessoas vacinadas nos Estados Unidos e uma queda nas taxas de casos de Covid-19.

“Também sabemos que há um risco quase 20 vezes maior de transmissão em ambientes fechados do que ao ar livre. Dois fatos motivaram a orientação: o primeiro é que agora temos 37% das pessoas com mais de 18 anos totalmente vacinadas e o segundo que o número de casos agora está começando a cair”, disse Walensky. “À medida que mais pessoas forem vacinadas e as taxas de casos continuarem caindo, iremos apresentar mais atualizações”.

Nova orientação do CDC entra em conflito com ordens de alguns estados

Para alguns estados que exigem o uso de máscara ao ar livre, a nova orientação do CDC pode representar um desafio. “Os estados que têm requisitos de máscara externa devem mudá-los para refletir essa nova orientação? Este é o seu conselho para esses estados e governadores?” perguntou Kaitlan Collins da CNN durante a coletiva de imprensa virtual feita pela Casa Branca.

“O que estamos dizendo é que não sentimos mais que as pessoas vacinadas precisam de máscaras ao ar livre”, afirmou a diretora do CDC.

Walensky ainda acrescentou que as máscaras são recomendadas para pessoas totalmente vacinadas que participam de grandes eventos públicos ao ar livre, como concertos ou estádios.

“Muito disso é a incapacidade de distinguir entre vacinados e não vacinados e nos preocupamos em proteger as pessoas não vacinadas”, disse a diretora. (CNN)

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!