Trifalia: bebê nasce com três pênis
Imagem: Freepik

Trifalia: bebê nasce com três pênis

Este é o primeiro caso já registrado na história

Compartilhe esta notícia

Um novo estudo publicado na revista científica International Journal of Surgery Case Reports revelou o surpreendente nascimento do primeiro bebê de três pênis da história, algo que rapidamente chamou a atenção de médicos especialistas por se tratar do primeiro caso conhecido de trifalia.

O estudo descreve a trifalia como “uma anomalia congênita urogenital extremamente rara”. Até então, só se tinha conhecimento de casos de difalia, ou seja, duplicação do pênis. Segundo o estudo, a difalia afeta uma em cada seis milhões de pessoas.

A criança, que nasceu em Duhok, no Iraque, foi levada para os cirurgiões aos 3 meses de idade, depois que os pais notaram inchaço no saco escrotal, ao lado de protuberâncias que se assemelhavam a pequenos pênis. Os especialistas realizaram um exame que percebeu uma bolsa com retenção de líquido ao redor do testículo (hidrocele) e dois pênis extras: um se estendia da raiz do pênis original e tinha uma glande, enquanto o outro se projetava abaixo do saco escrotal.

Depois que os pais consultaram vários especialistas em saúde, a criança foi submetida a uma cirurgia para remover a hidrocele e os dois pênis extras. A cirurgia para a difalia (ou, nesse cas o mais raro ainda, a trifalia) requer cirurgiões especializados, considerando que cada caso é diferente e pode exigir até mesmo a reconstrução da uretra.

De qualquer forma, os pesquisadores relatam no artigo que a cirurgia foi um sucesso e a criança não apresentou efeitos adversos após um ano de acompanhamento. A equipe médica responsável pela criança com trifalia solicitou acompanhamento assim que a criança atingir a puberdade.

A difalia pode ser uma condição genética, mas as evidências também sugerem que drogas e infecções durante a gravidez também podem desencadeá-la. Além disso, a difalia está associada a outros problemas congênitos que precisam de atenção, incluindo problemas no sistema digestivo e no trato urinário, por exemplo.

Via CanalTech

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!