Uruguai tem caso de Fungo Preto confirmado em paciente com Covid-19
Reprodução

Uruguai tem caso de Fungo Preto confirmado em paciente com Covid-19

A mucormicose afeta a cavidade nasal e os seios paranasais

Compartilhe esta notícia

Um homem de 50 anos que se recuperou da Covid-19 no Uruguai foi infectado com o fungo preto, que causa a mucormicose, informou o jornal El País nesta semana.

O infectologista que atende o paciente, Henry Albornoz, afirmou que o indivíduo, que também sofre de diabetes, começou a apresentar sinais de infecção pelo fungo cerca de dez dias após ter se curado do coronavírus.

O paciente, que havia sido internado na capital Montevidéu, fez exames laboratoriais que confirmaram a infecção com mucormicose. Albornoz ressaltou, entretanto, que não é possível especificar se esse é o primeiro caso no Uruguai porque a mucormicose não é relatada como um evento exclusivo de pacientes com Covid-19.

“O importante não é a identificação de um caso, mas o aviso de que o desgaste imunológico causado pela Covid-19 pode deixar um terreno fértil para outras infecções”, disse Albornoz ao El País.

A mucormicose é uma infecção rara, mas grave, causada por fungos do gênero mucor, abdsidia e rizopus, que afeta a cavidade nasal e os seios paranasais.

Nos últimos dias, a infecção chamou a atenção porque a Índia, que está passando por uma forte onda de coronavírus, relatou mais de 9 mil casos da doença entre pacientes que se recuperaram da Covid-19.

O distúrbio geralmente aparece em pacientes com algum tipo de imunodeficiência (diminuição da capacidade do corpo de combater infecções) como diabetes, Aids ou tratamento com drogas imunossupressoras.

O Sul

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!