Uruguai tem caso de Fungo Preto confirmado em paciente com Covid-19 – Porto Alegre 24 horas

Uruguai tem caso de Fungo Preto confirmado em paciente com Covid-19

A mucormicose afeta a cavidade nasal e os seios paranasais
Reprodução

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Um homem de 50 anos que se recuperou da Covid-19 no Uruguai foi infectado com o fungo preto, que causa a mucormicose, informou o jornal El País nesta semana.

O infectologista que atende o paciente, Henry Albornoz, afirmou que o indivíduo, que também sofre de diabetes, começou a apresentar sinais de infecção pelo fungo cerca de dez dias após ter se curado do coronavírus.

O paciente, que havia sido internado na capital Montevidéu, fez exames laboratoriais que confirmaram a infecção com mucormicose. Albornoz ressaltou, entretanto, que não é possível especificar se esse é o primeiro caso no Uruguai porque a mucormicose não é relatada como um evento exclusivo de pacientes com Covid-19.

“O importante não é a identificação de um caso, mas o aviso de que o desgaste imunológico causado pela Covid-19 pode deixar um terreno fértil para outras infecções”, disse Albornoz ao El País.

A mucormicose é uma infecção rara, mas grave, causada por fungos do gênero mucor, abdsidia e rizopus, que afeta a cavidade nasal e os seios paranasais.

Nos últimos dias, a infecção chamou a atenção porque a Índia, que está passando por uma forte onda de coronavírus, relatou mais de 9 mil casos da doença entre pacientes que se recuperaram da Covid-19.

O distúrbio geralmente aparece em pacientes com algum tipo de imunodeficiência (diminuição da capacidade do corpo de combater infecções) como diabetes, Aids ou tratamento com drogas imunossupressoras.

O Sul

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Políticas de privacidade