OMS reavalia estudo que sugere que coronavírus estava circulando fora da China em outubro de 2019

OMS reavalia estudo que sugere que coronavírus estava circulando fora da China em outubro de 2019

A pesquisa publicada no ano passado indica que anticorpos para a Covid-19 foram detectados na Itália em outubro, ou seja, dois meses antes das primeiras notificações em Wuhan

Compartilhe esta notícia

A Organização Mundial da Saúde (OMS) solicitou nesta terça-feira, 1, a reavaliação de um estudo que sugere que o novo coronavírus já estava circulando antes do primeiro caso ter sido identificado na China, em dezembro de 2019.

A pesquisa publicada no ano passado sugere que anticorpos para a Covid-19 foram detectados na Itália em outubro, ou seja, dois meses antes. As conclusões levaram a mídia estatal chinesa a sugerir que a doença pode não ter se originado na China, mas os cientistas italianos defendem que as evidências levantam questões sobre quando o vírus surgiu, e não onde. Um porta-voz da OMS anunciou que a entidade está em contato com os pesquisadores que publicaram o artigo original para solicitar a sua colaboração para uma reavaliação dos dados obtidos.

Na sequência, o Instituto do Câncer de Milão disse ter aceitado o pedido de “compartilhar material biológico” e “refazer os testes em um laboratório independente”. A volta dessa debate acontece em meio à uma pressão da comunidade internacional para que as origens da pandemia sejam esclarecidas. O presidente Joe Biden inclusive pediu que as agências de inteligência dos Estados Unidos coloquem mais esforços nas investigações sobre o assunto. (Jovem Pan)

Foto: EFE | EPA

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!