Gigante erupção de vulcão provoca tsunamis no sul do Pacifíco; as imagens são impressionantes

Gigante erupção de vulcão provoca tsunamis no sul do Pacifíco; as imagens são impressionantes

Hunga Tonga-Hunga Haʻapai explodiu de forma massiva no começo deste sábado com tsunami e onda de choque sentida em vários países. Veja os vídeos
Foto: Tonga Weather Service

Compartilhe esta notícia

Da Metsul

Uma erupção vulcânica de enormes proporções, das mais intensas em anos no planeta, foi registrada nas primeiras horas deste sábado, hora de Brasília, no Pacífico Sul. Explosão gigante ocorreu no vulcão submarino Hunga Tonga-Hunga Haʻapai, na nação polinésia de Tonga.

A onda de choque e a explosão foram percebidas a mais de mil quilômetros de distância. A massiva erupção gerou um tsunami com ondas destrutivas em Tonga e colocou parte da região em alerta.

Em razão da erupção gigante, grandes ondas estão chegando à costa em Tonga depois que outra violenta erupção vulcânica atingiu a nação insular e autoridades do governo emitiram um segundo alerta de tsunami em dois dias.

Imagens que circulam em redes sociais mostram ondas passando por casas, propriedades e uma igreja em Tonga. Um alerta de tsunami foi emitido para Fiji e Samoa Americana. Os moradores de áreas baixas foram instados a se mudar para terrenos mais altos.

A Austrália entrou em alerta pela massiva erupção e a Agência Nacional de Gerenciamento de Emergências da Nova Zelândia enviou um alerta de alerta nacional para notificar a atividade do tsunami. “Esperamos que as áreas costeiras da Nova Zelândia na costa norte e leste da Ilha do Norte e das Ilhas Chatham experimentem correntes fortes e incomuns e ondas imprevisíveis na costa”, tuitou.

As imagens de satélite da erupção gigante desta madrugada do vulcão na Polinésia estão entre as mais impressionantes e chocantes que a ciência já viu desde que o planeta passou a ser monitorada do espaço.

As imagens dão a dimensão da explosão massiva e da onda de choque se expandindo por centenas de quilômetros e recordam cenas de filmes de de ficção de uma explosão na Terra seguindo-se à queda de um asteroide.

A onda de choque atingiu a Nova Zelândia. A análise preliminar da altura coluna de cinzas mostra ela atingindo 30 quilômetros, altura intermediária entre as erupções do Santa Helena e Pinatubo no passado, ambas gigantescas de VÉI-5

Veja mais em Metsul.com

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Políticas de privacidade