Da Metsul
Uma erupção vulcânica de enormes proporções, das mais intensas em anos no planeta, foi registrada nas primeiras horas deste sábado, hora de Brasília, no Pacífico Sul. Explosão gigante ocorreu no vulcão submarino Hunga Tonga-Hunga Haʻapai, na nação polinésia de Tonga.
A onda de choque e a explosão foram percebidas a mais de mil quilômetros de distância. A massiva erupção gerou um tsunami com ondas destrutivas em Tonga e colocou parte da região em alerta.
Em razão da erupção gigante, grandes ondas estão chegando à costa em Tonga depois que outra violenta erupção vulcânica atingiu a nação insular e autoridades do governo emitiram um segundo alerta de tsunami em dois dias.
Imagens que circulam em redes sociais mostram ondas passando por casas, propriedades e uma igreja em Tonga. Um alerta de tsunami foi emitido para Fiji e Samoa Americana. Os moradores de áreas baixas foram instados a se mudar para terrenos mais altos.
This is the moment tsunami waves crash into Tonga, after an underwater volcano erupted earlier on Saturday.
👉 Keep up with the 1News LIVE updates on this developing story: https://t.co/GRqRXeuqhV pic.twitter.com/kBG7nxSj51
— 1News (@1NewsNZ) January 15, 2022
A Austrália entrou em alerta pela massiva erupção e a Agência Nacional de Gerenciamento de Emergências da Nova Zelândia enviou um alerta de alerta nacional para notificar a atividade do tsunami. “Esperamos que as áreas costeiras da Nova Zelândia na costa norte e leste da Ilha do Norte e das Ilhas Chatham experimentem correntes fortes e incomuns e ondas imprevisíveis na costa”, tuitou.
We have issued a NATIONAL ADVISORY: TSUNAMI ACTIVITY following the Tongan eruption. We expect New Zealand coastal areas on the north and east coast of the North Island and the Chatham Islands to experience strong and unusual currents and unpredictable surges at the shore.
— National Emergency Management Agency (@NZcivildefence) January 15, 2022
As imagens de satélite da erupção gigante desta madrugada do vulcão na Polinésia estão entre as mais impressionantes e chocantes que a ciência já viu desde que o planeta passou a ser monitorada do espaço.
Tonga's Hunga Tonga volcano just had one of the most violent volcano eruptions ever captured on satellite. pic.twitter.com/M2D2j52gNn
— US StormWatch (@US_Stormwatch) January 15, 2022
Everyone has been sharing the incredible satellite footage of ongoing #volcano eruption in Tonga, but wanted to share larger scale view. You can still see the shockwave traveling out rapidly to the east (though unclear if its now sfc based or aloft).
Jaw dropping! 🌋🛰 pic.twitter.com/5yIBQ6Qq3F
— Philippe Papin (@pppapin) January 15, 2022
The above view is from Himawari-8, this view below is a bit higher resolution via GOES-17.
Truly incredible imagery. pic.twitter.com/eT8FCSWnKn
— Dakota Smith (@weatherdak) January 15, 2022
As imagens dão a dimensão da explosão massiva e da onda de choque se expandindo por centenas de quilômetros e recordam cenas de filmes de de ficção de uma explosão na Terra seguindo-se à queda de um asteroide.
A onda de choque atingiu a Nova Zelândia. A análise preliminar da altura coluna de cinzas mostra ela atingindo 30 quilômetros, altura intermediária entre as erupções do Santa Helena e Pinatubo no passado, ambas gigantescas de VÉI-5
Veja mais em Metsul.com