Nova onda de covid na Europa deixa mundo em alerta
Foto: Freepik

Nova onda de covid na Europa deixa mundo em alerta

OMS pede medidas urgentes dos países para que se evite um cenário ainda pior

Compartilhe esta notícia

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou para escalada de casos e hospitalizações por covid-19 na Europa, semelhante à situação de 2021. Dessa vez, a nova onda está sendo impulsionada por sublinhagens da variante Ômicron, principalmente BA.2 e BA.5.

De acordo com a OMS, a região europeia viu uma triplicação de novos casos nas últimas 6 semanas, com cerca de 3 milhões de novos casos relatados na semana passada e cerca de 3 mil mortes por semana.

A entidade de saúde teme que os próximos meses a situação piore ainda mais e pediu para que os governos estejam preparados.

“Com o aumento dos casos, também estamos vendo um aumento nas hospitalizações, que só devem aumentar ainda mais nos meses de outono e inverno, à medida que as escolas reabrem, as pessoas retornam das férias e a mistura social se move dentro de casa com o início do clima mais frio”, disse o diretor regional da OMS para a Europa Dr. Hans Henri P. Kluge.

Como resposta imediata, a OMS recomenda aumentar a taxa de vacinação, administrar uma segunda dose de reforço a pessoas com mais de cinco anos de idade cuja imunidade esteja comprometida, e considerar uma segunda dose de reforço para certos grupos de risco, pelo menos três meses após sua última dose.

“Se as autoridades de saúde agirem agora, poderão ajudar a reduzir as perturbações previstas para a sociedade, incluindo ausências de profissionais de saúde e sistemas de saúde sobrecarregados, empresas em dificuldades e caos nas viagens”, disse Kluge.

“Portanto, peço a todos os países que continuem a fortalecer a vigilância da COVID-19 como parte de uma vigilância mais ampla, resiliente e baseada na população para vírus respiratórios e se preparem para o outono. O conhecimento foi e continua sendo uma ferramenta vital contra o vírus. Não vamos jogar isso fora.” (Catraca Livre)

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!