A Tesla anunciou no sábado (4) que está convocando um recall de 3.470 veículos Modelo Y, fabricados entre 2022 e 2023, nos Estados Unidos. O motivo é que os parafusos que prendem as estruturas do encosto do banco traseiro podem não ter sido apertados corretamente. A medida foi tomada após a identificação de cinco reivindicações de garantia que poderiam estar relacionadas ao problema.
A National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), agência reguladora de segurança dos EUA, alertou que um parafuso solto na estrutura do assento pode afetar o desempenho do sistema de cinto de segurança, aumentando os riscos de ferimentos em caso de colisão. A Tesla informou que não tem conhecimento de nenhum ferimento ou morte relacionados ao problema do recall.
Os proprietários afetados serão notificados pela Tesla e os reparos serão realizados gratuitamente nas concessionárias da empresa. A Tesla também orientou que, se os clientes notarem alguma folga nos bancos, eles devem entrar em contato imediatamente com a empresa. O recall afeta apenas os veículos Model Y vendidos nos EUA.
A medida ocorre após a NHTSA ter aberto uma investigação sobre possíveis falhas de segurança nos veículos Tesla, incluindo problemas no sistema de piloto automático. A Tesla enfrentou vários recalls nos últimos anos, incluindo um em fevereiro que afetou mais de 130.000 veículos Model S e Model X devido a problemas no sistema de tela sensível ao toque.