A ESL, uma das principais ligas de Counter-Strike: Global Offensive, recentemente apresentou uma nova e inesperada regra que tem gerado debates entre os jogadores: está proibido o uso de Crocs, os populares sapatos confortáveis, durante as competições.
De acordo com o livro de regras da competição, especificamente no tópico “4.3 Vestuário”, os Crocs foram classificados como calçados abertos e, portanto, não serão permitidos durante as partidas.
Além dos Crocs, outros calçados abertos, como chinelos e tamancos, também estão proibidos, juntamente com peças de vestimenta como shorts e qualquer tipo de chapéu. As exigências da competição incluem que os jogadores das equipes vistam roupas da mesma cor e usem calças compridas, além de serem obrigados a utilizar sapatos fechados.
A violação dessas normas resultará em multas mínimas de US$250 (cerca de R$1180). Em casos mais graves, como o uso de vestimentas ofensivas ou que apresentem a marca de outra equipe, os jogadores ficarão impossibilitados de competir até que estejam devidamente vestidos de acordo com as regras.
A decisão da ESL causou reações diversas entre os jogadores, incluindo comentários humorísticos nas redes sociais, como o do jogador norueguês Håkon Fjærli, conhecido como “hallzerk”, que já foi flagrado competindo usando Crocs. Ele brincou no Twitter, sugerindo que a nova regra seria uma tentativa de “nerfá-lo” – termo usado em jogos para se referir ao enfraquecimento de um personagem ou jogador.
A mudança nas regras ocorreu em conjunto com a publicação de mais de 50 novas normas e algumas alterações, que entraram em vigor no torneio IEM Colônia 2023, onde participam equipes brasileiras, como a Imperial Esports e a FURIA. A competição também marcou a estreia de Gabriel “FalleN” Toledo pela FURIA, que venceu o primeiro jogo da fase de grupos contra a equipe Greyhound, com um placar de 16-11.



