Fiscalização encontra toneladas de alimentos impróprios para consumo em mercados do RS – Notícias
Pesquisar
Foto: Divulgação

Fiscalização encontra toneladas de alimentos impróprios para consumo em mercados do RS

Ministério Público do RS autua estabelecimentos por irregularidades e apreende produtos vencidos e inadequados

Compartilhe esta notícia:

Agentes do Programa Segurança Alimentar RS, em ação coordenada pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul, realizaram fiscalizações em três mercados do município de Nova Palma, na Região Central do Estado. Durante a operação, foram apreendidas 1,4 tonelada de alimentos e produtos considerados impróprios para consumo. Todos os estabelecimentos foram autuados, mas seus nomes não foram divulgados.

Durante a fiscalização, foram constatadas diversas irregularidades, como produtos com validade vencida, falta de procedência (especialmente carvão), carne armazenada em temperatura inadequada, mel sem inspeção e reaproveitamento de embalagens. Além disso, foram apreendidos, de forma cautelar, álcool 92,8° e soda cáustica, produtos proibidos para venda em mercados.

A ação foi realizada a pedido do promotor de Justiça de Faxinal do Soturno, Claudio Estivallet Junior, e contou com a participação de diferentes órgãos, como o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) – Segurança Alimentar, Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Vigilância Sanitária, Inspeção Municipal de Nova Palma e Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram).

Além disso, na semana passada, três estabelecimentos em Nova Araçá também foram autuados após fiscalizações do Programa Segurança Alimentar RS, resultando na apreensão de 1,5 tonelada de alimentos impróprios para consumo. Os produtos foram inutilizados de acordo com as determinações do Ministério Público. As irregularidades encontradas incluíam produtos sem procedência, vencidos, armazenados de forma inadequada e alimentos estragados ou mofados. Uma padaria foi interditada devido às péssimas condições de higiene, e embalagens de álcool 92,8° e soda cáustica também foram apreendidas.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.