Uma história de superação e resiliência vem da Califórnia, nos Estados Unidos, onde a instrutora de artes marciais Natasha Gunther Santana, de 26 anos, enfrentou uma série de desafios ao longo de 2021 devido a infecções sinusais.
Natasha sofreu cinco infecções distintas ao longo do ano, que foram tratadas com antibióticos. No entanto, uma delas se mostrou especialmente grave, levando os médicos a tomar uma decisão drástica. Parte de seu cérebro precisou ser removida para eliminar a bactéria responsável pela sinusite.
Antes de optarem pela cirurgia, Natasha continuou a receber tratamento com antibióticos para amenizar os sintomas, como vômitos, enxaquecas intensas e mudanças repentinas de humor, que a deixavam irritada sem razão aparente.
Durante a análise do cérebro, os profissionais de saúde descobriram uma mutação genética que dificultava a produção de uma proteína responsável por defender o organismo de invasores.
⏯️ Mulher tem parte do crânio removida após ter sinusite 5 vezes em 1 ano.
Natasha Gunther Santana teve sinusite cinco vezes ao longo de 2021. Em uma delas, necessitou de cirurgia para remover parte do crânio.
Leia: https://t.co/mlh82Z4qTA pic.twitter.com/FSwZJoq9RA
— Metrópoles (@Metropoles) July 26, 2023
A infecção se manifestou em uma área separada dos seios da face por um conjunto de ossos delicados, formando uma bolsa de pus. A cirurgia, realizada no final de 2021, exigiu a remoção de parte do crânio, resultando em uma cicatriz na cabeça de Natasha, que teve que usar um capacete de proteção por cinco meses.
Apesar de tudo, as consequências da sinusite não terminaram por aí. Natasha sofreu uma convulsão e desenvolveu uma trombose venosa profunda aguda, um coágulo que se formou nos grandes vasos sanguíneos. Essa condição poderia levar a um risco de embolia pulmonar, uma complicação potencialmente fatal.
Após a cirurgia, Natasha passou por terapia intensiva para recuperar a capacidade de andar e falar. Ela relata sentir fortes dores de cabeça todos os dias desde então, mas mantém uma atitude otimista. “Cheguei à conclusão de que este é o meu novo normal e estou feliz por estar viva”, diz ela, enfatizando a importância do apoio de sua família e amigos durante todo o processo de recuperação. Natasha agora retoma suas atividades como instrutora de artes marciais, e encontra alegria em sua vida com o marido e seu filho Raiden.



