Enfermeira substitui fentanil por água e hospital é processado em milhões
Pesquisar
Foto: Freepik

Enfermeira substitui fentanil por água e hospital é processado em milhões

A prática criminosa resultou em infecções bacterianas e, segundo a acusação, na morte de nove pacientes

Compartilhe esta notícia:

Um hospital no estado do Oregon, Estados Unidos, foi alvo de uma ação judicial de US$ 303 milhões após uma enfermeira ser acusada de substituir o potente analgésico fentanil por simples água da torneira em soros intravenosos. A prática criminosa resultou em infecções bacterianas e, segundo a acusação, na morte de nove pacientes.

De acordo com documentos judiciais, o hospital começou a notificar os pacientes e seus familiares em dezembro de 2023 sobre o ocorrido. A denúncia, apresentada por 18 autores, incluindo pacientes vivos e representantes de falecidos, alega que todos os envolvidos foram infectados por uma bactéria comumente transmitida pela água.

As investigações, iniciadas no final do ano passado, apontaram um aumento alarmante de infecções em cateteres venosos centrais entre julho de 2022 e julho de 2023. Diante da gravidade da situação, funcionários do hospital suspeitaram de desvio de fentanil e acionaram as autoridades.

O centro médico Asante Rogue Regional, em Medford, é acusado de homicídio culposo e negligência médica. Os advogados das vítimas argumentam que a instituição falhou em supervisionar adequadamente a administração de medicamentos e em prevenir o roubo e desvio de substâncias controladas.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.