O Vaticano incluiu um evento promovido por católicos LGBT em seu calendário oficial online para o Jubileu de 2025, demonstrando um gesto incomum de abertura por parte da Igreja em relação a esse público. A peregrinação do grupo italiano “La Tenda di Gionata”, marcada para setembro, aparece entre as centenas de atividades previstas para a ocasião, que deve receber cerca de 32 milhões de turistas em Roma no ano que vem.
A organização, cujo propósito é incentivar a acolhida de fiéis LGBT no contexto eclesial, pretende conduzir uma vigília de oração em uma paróquia romana antes de seguir rumo à Basílica de São Pedro. Ainda assim, uma fonte do Vaticano declarou à agência Reuters que a inclusão do grupo no cronograma não representa aprovação ou apoio explícito aos seus eventos.
“Não são atividades patrocinadas. Uma vez verificado que há espaço, inserimos a peregrinação no calendário geral“, afirmou Agnese Palmucci, porta-voz do escritório de evangelização do Vaticano, responsável pela organização do Jubileu.
Nesse período, Roma será o principal palco do Ano Santo Católico, marcado para começar em 24 de dezembro, na véspera do Natal, e seguir até 6 de janeiro de 2026. Celebrações desse porte costumam ocorrer apenas a cada 25 anos.



