Uma pesquisa publicada na Proceedings of the Royal Society B confirmou o que muitos tutores de cães já suspeitavam: os animais adoram quando falamos com aquela voz carinhosa, mais fina e aguda, conhecida como “voz de bebê” ou “dog-directed speech”. A entonação especial, com frases simples como “quem é o bom menino?”, ativa áreas cerebrais nos cães relacionadas ao reconhecimento e à emoção, ajudando a capturar sua atenção e reforçar o vínculo afetivo com seus donos.
De acordo com o estudo, ao longo de milhares de anos de convivência, os cães desenvolveram uma sensibilidade apurada aos sinais emocionais e sociais dos humanos. Essa troca de afeto não só beneficia os peludos, como também traz ganhos emocionais para os tutores, criando uma relação ainda mais forte e empática entre ambos. A pesquisa ressalta que essa comunicação instintiva fortalece o relacionamento e amplia o entendimento emocional mútuo.
Portanto, ao falar com seu cão com a “voz de bebê”, além de ser divertido, você está comunicando amor e carinho de uma forma que ele é naturalmente receptivo. Esse gesto simples ajuda a estreitar ainda mais o laço emocional com seu melhor amigo de quatro patas.