Pela primeira vez, a Lua foi incluída na lista de locais ameaçados elaborada pelo Fundo Mundial de Monumentos (WMF). A decisão marca um novo capítulo para a preservação de patrimônios, agora extrapolando os limites da Terra. Segundo a organização, a inclusão do satélite natural ocorreu porque os vestígios deixados pelas missões espaciais, como a câmera do primeiro pouso lunar e o disco memorial dos astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin, representam momentos únicos na história da humanidade e estão em risco diante da intensificação das atividades humanas na Lua.
O avanço das missões espaciais, lideradas principalmente pela NASA, tem sido apontado como uma ameaça potencial. A iniciativa Artemis, por exemplo, busca estudar a Lua e desenvolver tecnologias para futuras viagens a Marte, o que aumenta as chances de impacto sobre os registros históricos deixados pelas primeiras expedições. “A proteção desses artefatos é essencial para preservar o testemunho dos primeiros passos da humanidade fora da Terra”, declarou Bénédicte de Montlaur, CEO do WMF.
Além da Lua, a lista do WMF inclui outros patrimônios em risco ao redor do mundo, como a cidade histórica de Gaza, na Palestina, a antiga cidade de Antakya, na Turquia, e os faróis históricos do estado de Maine, nos Estados Unidos. Ao todo, 30 locais em 29 países foram destacados pela lista, enfrentando ameaças como mudanças climáticas, conflitos armados, turismo excessivo e desastres naturais. A iniciativa busca alertar para a necessidade de preservar esses marcos culturais para as futuras gerações.
Veja a lista completa:
- Monastérios do Vale do Drino, na Albânia
- Cinema Studio Namibe, em Angola
- Qhapaq Ñan, Sistema de Estradas Andinas, na América do Sul
- Grutas Budistas de Maijishan e Yungang, na China
- Sítios Históricos da Costa Suaíli, na África
- Capela da Sorbonne, na França
- Paisagem Histórica de Mineração de Serifos, na Grécia
- Sistemas de Água de Bhuj, na Índia
- Edifícios Históricos do Rio Musi, na Índia
- Península de Noto, no Japão
- Monastério Budista de Erdene Zuu, na Mongólia
- Patrimônio Judaico de Debdou, no Marrocos
- Casa do Chefe Ogiamien, na Nigéria
- Tecido Urbano Histórico de Gaza, na Palestina
- Campos Waru Waru, no Peru
- Esculturas de Terracota do Mosteiro de Alcobaça, em Portugal
- Ruínas de Belchite, na Espanha
- Reservatórios de Água da Medina de Tunis, na Tunísia
- Cidade Antiga de Antakya, na Turquia
- Casa do Professor em Kyiv, na Ucrânia
- Salas de Assembleia de Belfast, na Irlanda do Norte
- O Grande Caminho do Comércio, nos Estados Unidos
- Faróis Históricos de Maine, nos Estados Unidos
- Paisagem Cultural da Planície de Barotse, na Zâmbia
- A Lua, o nosso satélite natural