Ucrânia aceita proposta dos EUA para cessar-fogo imediato com a Rússia
Pesquisar
Foto: Gabinete de Imprensa da Presidência da Ucrânia via AP

Ucrânia aceita proposta dos EUA para cessar-fogo imediato com a Rússia

A Ucrânia também se comprometeu a tomar medidas para restaurar a paz após a invasão russa.

Compartilhe esta notícia:

Em uma reunião ocorrida na Arábia Saudita, a Ucrânia aceitou a proposta dos Estados Unidos para um cessar-fogo imediato de 30 dias com a Rússia. A Ucrânia também se comprometeu a tomar medidas para restaurar a paz após a invasão russa.

A proposta de cessar-fogo ainda precisa ser aprovada pela Rússia e formalmente assinada pelas partes envolvidas no conflito.

Durante a reunião, os Estados Unidos anunciaram que retomarão o compartilhamento de informações de inteligência e assistência de segurança à Ucrânia. Além disso, Ucrânia e Estados Unidos concordaram em concluir um acordo para a exploração dos recursos minerais ucranianos.

Os detalhes do acordo ainda não foram divulgados e não há prazo definido para o início do cessar-fogo, caso seja aprovado pela Rússia.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, elogiou a proposta de cessar-fogo, afirmando que ela dá garantias de segurança ao país.

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, afirmou que a Ucrânia deu um passo positivo no conflito e disse esperar que a Rússia tenha a mesma postura. Segundo Rubio, o prazo de 30 dias poderá ser prorrogado por mais tempo e deve ser negociado por Ucrânia e Rússia.

O conselheiro de Segurança Nacional do governo de Donald Trump, Mike Waltz, declarou que se reunirá com autoridades russas em breve para discutir a proposta. Ele também afirmou que o acordo prevê garantias para assegurar uma paz duradoura na região.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.