Durante uma partida de polo na Inglaterra, o bilionário indiano Sanjay Kapoor, de 53 anos, sofreu uma parada cardíaca causada por um grave choque anafilático após engolir ou ser picado por uma abelha. A dúvida permanece se o inseto foi engolido ou se a ferroada aconteceu internamente na boca.
Segundo especialistas em alergia, há duas situações que podem desencadear reações severas: o contato da ferroada nas mucosas da boca e garganta, e o caso de alergia ao veneno do inseto. Em pessoas não alérgicas, o inchaço da área pode provocar dificuldades respiratórias. Já nos alérgicos, os sintomas podem ser ainda mais intensos, incluindo urticária, vermelhidão, vômitos e até desmaios.
O veneno liberado pela abelha, mesmo quando ela está morta, pode causar irritação em mucosas sensíveis. Além disso, abelhas possuem o reflexo de ferroar quando ameaçadas, o que pode acontecer caso sejam engolidas vivas. Em casos de alergia grave, o risco de choque anafilático exige atendimento médico imediato com aplicação de adrenalina.
O choque anafilático, embora raro, pode ser fatal se não tratado prontamente.



