Pesquisadores do Laboratório do Lago Leste de Hubei, na China, concluíram com sucesso os testes de um veículo de levitação magnética com capacidade para alcançar velocidades impressionantes. A máquina, que pesa 1,1 tonelada, atingiu a marca de 650 km/h em uma pista de apenas 1.000 metros de extensão, utilizando um sistema de propulsão e suspensão eletromagnéticas.
O experimento foi realizado em uma linha de testes recém-construída, que incorpora uma abordagem inovadora ao utilizar impulsos de curta distância, em contraste com as longas pistas — comumente de 30 a 40 quilômetros — exigidas por métodos convencionais.
De acordo com Li Weichao, diretor do Centro de Inovação em Tecnologia de Propulsão Eletromagnética de Levitação Magnética de Alta Velocidade do Laboratório Donghu, o veículo percorreu 600 metros e atingiu a velocidade máxima em cerca de sete segundos. “Nosso indicador de velocidade é o mais alto do mundo”, afirmou o pesquisador.
Um dos diferenciais do novo sistema é sua precisão: a tecnologia empregada permite medições de velocidade e posicionamento com uma margem de erro inferior a 4 milímetros, conforme destacou Li. Além disso, o veículo pode desacelerar até parar completamente em apenas 200 metros, combinando alta aceleração com controle de frenagem eficiente.
A nova linha de testes foi projetada não apenas para validar a tecnologia, mas também para servir de base para o desenvolvimento de trens ultrarrápidos. O sistema já está sendo aproveitado em outros projetos científicos e pode, futuramente, ser aplicado em soluções civis de mobilidade.



