O arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Cardeal Spengler, foi nomeado nesta terça-feira (24) pelo Papa Leão XIV como membro do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, órgão da Santa Sé responsável por acompanhar comunidades religiosas ao redor do mundo. A nomeação foi divulgada pela Sala de Imprensa do Vaticano e integra um conjunto de 19 novos integrantes, incluindo cardeais, bispos e religiosos. A Arquidiocese de Porto Alegre celebrou a indicação como um reconhecimento à trajetória do cardeal gaúcho e seu compromisso com a missão da Igreja.
Atualmente presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (CELAM), Dom Jaime é um dos principais nomes da Igreja Católica na América Latina. Ele também atua como membro do Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos e exerce funções de referência junto ao Colégio Pio Brasileiro, em Roma, além de comissões da CNBB voltadas à vida consagrada e aos acordos entre Brasil e Vaticano.
Natural de Gaspar (SC), Dom Jaime nasceu em 1960 e ingressou na Ordem dos Frades Menores em 1982. É doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Antonianum, de Roma, e foi ordenado bispo auxiliar em 2011, antes de assumir a Arquidiocese de Porto Alegre em 2013. Criado cardeal em dezembro de 2024 pelo Papa Francisco, o religioso tem como lema episcopal “In Cruce Gloriari” (Gloriar-se na Cruz).