O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou nesta quinta-feira (17) uma carta direcionada a Jair Bolsonaro (PL), na qual afirma que o ex-presidente brasileiro é vítima de “um sistema injusto”. A mensagem foi divulgada na rede social de Trump, a Truth Social. “Esse julgamento deveria acabar imediatamente!”, escreveu o republicano, em referência ao processo que Bolsonaro enfrenta por sua suposta participação em uma tentativa de golpe de Estado.
Na carta, Trump diz não se surpreender com a liderança de Bolsonaro nas pesquisas e o elogia como “um líder altamente respeitado e forte, que serviu bem ao seu país”. O ex-presidente norte-americano também declarou que compartilha com Bolsonaro o mesmo “compromisso de ouvir a voz do povo” e se disse preocupado com o que classificou como ataques à liberdade de expressão tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos.
Trump ainda criticou duramente o atual governo brasileiro, acusando-o de censura contra opositores políticos. “É minha sincera esperança que o Governo do Brasil mude de rumo, pare de atacar os opositores políticos e encerre esse regime ridículo de censura. Estarei observando de perto”, concluiu o ex-presidente, em uma nova demonstração de alinhamento ideológico com Bolsonaro.