Um ataque cibernético contra os sistemas de check-in e embarque provocou atrasos e congestionamentos em alguns dos principais aeroportos europeus neste sábado (20). O incidente ocorreu na noite de sexta-feira (19) e atingiu o provedor de tecnologia responsável pelo atendimento de passageiros em diferentes terminais.
No Aeroporto de Bruxelas, apenas procedimentos manuais foram possíveis, o que causou impacto significativo na operação dos voos. Em Berlim, autoridades do Aeroporto Brandemburgo confirmaram que também precisaram desligar os sistemas digitais, recorrendo ao atendimento manual.
Já em Londres Heathrow, o mais movimentado da Europa, a interrupção foi classificada como um “problema técnico”. Segundo o terminal, a falha está ligada à Collins Aerospace, empresa norte-americana que fornece sistemas de check-in e despacho de bagagens para diversas companhias aéreas.
Fundada em 2018 e subsidiária da RTX Corp. (antiga Raytheon Technologies), a Collins não faz o check-in diretamente, mas fornece a infraestrutura tecnológica que permite a impressão de cartões de embarque, etiquetas de bagagem e o autoatendimento em quiosques.
Apesar da gravidade, nem todos os aeroportos foram afetados. Os terminais de Paris (Roissy, Orly e Le Bourget) informaram que não registraram problemas.
As autoridades aeroportuárias aconselharam os passageiros a verificar o status dos voos antes de se dirigir aos terminais e pediram desculpas pelos transtornos.



