Ataque cibernético paralisa check-in em grandes aeroportos da Europa
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Foto: Divulgação

Ataque cibernético paralisa check-in em grandes aeroportos da Europa

Incidente afetou terminais em Bruxelas, Berlim e Londres, gerando atrasos e filas

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Um ataque cibernético contra os sistemas de check-in e embarque provocou atrasos e congestionamentos em alguns dos principais aeroportos europeus neste sábado (20). O incidente ocorreu na noite de sexta-feira (19) e atingiu o provedor de tecnologia responsável pelo atendimento de passageiros em diferentes terminais.

No Aeroporto de Bruxelas, apenas procedimentos manuais foram possíveis, o que causou impacto significativo na operação dos voos. Em Berlim, autoridades do Aeroporto Brandemburgo confirmaram que também precisaram desligar os sistemas digitais, recorrendo ao atendimento manual.

Já em Londres Heathrow, o mais movimentado da Europa, a interrupção foi classificada como um “problema técnico”. Segundo o terminal, a falha está ligada à Collins Aerospace, empresa norte-americana que fornece sistemas de check-in e despacho de bagagens para diversas companhias aéreas.

Fundada em 2018 e subsidiária da RTX Corp. (antiga Raytheon Technologies), a Collins não faz o check-in diretamente, mas fornece a infraestrutura tecnológica que permite a impressão de cartões de embarque, etiquetas de bagagem e o autoatendimento em quiosques.

Apesar da gravidade, nem todos os aeroportos foram afetados. Os terminais de Paris (Roissy, Orly e Le Bourget) informaram que não registraram problemas.

As autoridades aeroportuárias aconselharam os passageiros a verificar o status dos voos antes de se dirigir aos terminais e pediram desculpas pelos transtornos.

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