Pelo menos 12 pessoas morreram e 29 ficaram feridas em um ataque a tiros neste domingo (14) na praia de Bondi, uma das mais populares de Sydney, na Austrália. Segundo as autoridades, dois homens abriram fogo durante um evento da comunidade judaica que celebrava o Hanukkah — um dos atiradores morreu e o outro está em estado grave. Dois policiais também foram atingidos.
A polícia de Nova Gales do Sul classificou o caso como ataque terrorista e informou ter encontrado um artefato explosivo improvisado em um carro ligado ao suspeito morto. Testemunhas relataram momentos de pânico, correria e múltiplos disparos. “Parecia uma arma potente, foram vários minutos de tiros”, disse um jovem que estava no local.
Líderes australianos e internacionais condenaram o ataque. O primeiro-ministro do estado, Chris Minns, afirmou que o crime foi arquitetado para atingir a comunidade judaica no primeiro dia de Hanukkah. Entidades judaicas e muçulmanas manifestaram repúdio e solidariedade às vítimas, enquanto a polícia mantém a área isolada e segue investigando o caso.



