A fabricante francesa de alimentos e bebidas Danone anunciou na última sexta-feira (23) o recolhimento preventivo de lotes específicos de fórmulas infantis em mercados selecionados, após um alerta de possível contaminação por cereulida, toxina que pode causar náuseas, vômitos e, em casos mais graves, levar à morte. O problema teve início com produtos da Nestlé e passou a envolver outras grandes empresas do setor de laticínios, como a própria Danone e a Lactalis, afetando fórmulas comercializadas em diversos países, principalmente na Europa.
Em comunicado, a Danone afirmou que a retirada envolve um número muito limitado de lotes e ressaltou que os produtos continuam seguros para consumo, explicando que a medida segue atualizações nas diretrizes de segurança alimentar de alguns países. Ainda de acordo com a Danone, é importante reforçar que nenhuma fórmula infantil comercializada pela Danone no Brasil está envolvida no recall anunciado em outros países, que se refere a um número limitado de lotes específicos em mercados internacionais.
Globalmente, a Danone segue monitorando atentamente as orientações das autoridades regulatórias e cooperando de maneira proativa para garantir a máxima segurança e qualidade dos nossos produtos.



