App que permite que todo cidadão seja um “agente de trânsito” faz sucesso

App que permite que todo cidadão seja um “agente de trânsito” faz sucesso

Compartilhe esta notícia





Um mês após ser lançado em Porto Alegre (22/03/2017), o aplicativo Capester, já bateu a marca de 4 mil downloads. Disponível nas plataformas iOS e Android, o app permite que todo cidadão seja um “agente de trânsito” em Porto Alegre. O objetivo é usar a tecnologia para educar e sensibilizar os infratores que, pelas má prática, acabam prejudicando muito a mobilidade urbana.

Parceria entre a Prefeitura de Porto Alegre com a empresa israelense Capester, o projeto piloto já tem resultados muito positivos: 4012 downloads; 468 vídeos enviados por cidadãos; 107 vídeos passaram pelo filtro de inteligência artificial do sistema; 86 vídeos foram validados pela EPTC; e 86 cartas de notificação (ou seja, educativas) foram enviadas aos infratores. E isso é apenas o começo!

Para o prefeito Nelson Marchezan Júnior, o momento que a cidade vive exige a participação de todos, seja para superar a crise financeira, seja para melhorar os serviços prestados no dia a dia. “Nós queremos uma cidade melhor, mais segura para as pessoas, com mais qualidade de vida. E só vamos conquistar isso com a participação de todos. O Capester é uma forma de os cidadãos registrarem oficialmente aquilo que está errado e nos ajudar a melhorar a nossa Capital, nos ajudar a avançar”, disse Marchezan.

Como funciona?
Os usuários podem fazer o registro de vídeos, de forma anônima, de infrações de trânsito, sem a necessidade de cadastro. A partir daí, o sistema Capester envia as denúncias à EPTC. Depois de uma avaliação criteriosa e da validação do vídeo, uma correspondência é enviada ao condutor do veículo alertando sobre a infração. Ele é multado? Não. Neste primeiro momento, o Capester e a Prefeitura querem sensibilizar as pessoas, educá-las, fazer com que entendam que uma simples postura errada pode atrapalhar o trânsito e prejudicar centenas de pessoas.

“Nós queremos trabalhar com a conscientização das pessoas. Não se muda uma rotina ou velhas práticas se as pessoas não entenderem o que estão fazendo, como estão prejudicando umas às outras. Aqueles 5 minutinhos ocupando a vaga de uma pessoa deficiente física pode representar muito para quem precisa daquela vaga para ter a liberdade de ir e vir”, lembra Omar Tellez, representante da Capester.

A notificação é uma multa?
Não! O documento enviado pela EPTC para os infratores não tem poder de multa e não gera cobrança. O que se quer é conscientizar os motoristas. Essa conscientização, o respeito às regras e às leis pode salvar vidas. Portanto, não se trata de uma medida para aumentar arrecadação ou para fazer o serviço dos “azuizinhos”. Esta é uma ação colaborativa e que tem como objetivo melhorar a convivência de todos que vivem em Porto Alegre. Cidadãos conscientes de seus direitos e deveres fazem uma cidade melhor para todos.

Respostas
Algumas pessoas que receberam em suas casas a notificação da EPTC responderam. Entre os relatos, um senhor afirmou que a carta  educativa gerou nele uma sensação de vergonha e certeza de que não mais estacionará em cima da calçada, mesmo que por 5 minutinhos; “Dói mais na consciência. Essa atitude realmente educa mais do que se fosse multado. Isso se chama educar”, elogiou o motorista. Já uma mãe, que cometeu uma infração ao levar os filhos para escola, pediu mais segurança no entorno, mas também comprometeu-se a seguir as regras, afinal, estava dando mal exemplo aos filhos. Esse é o espírito: ganhar as pessoas pelas ideias, pelo comportamento, pelo sentimento de coletivo e colaborativo.

Capester
Em 2015, a Capester começou a operar em várias cidades em Israel e também concentra atividades na Colômbia. No Brasil, pelo perfil de cidade inteligente e voltada para a inovação, Porto Alegre foi escolhida para testar de forma experimental o aplicativo por um período de 90 dias. (PMPA)



Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!