Polícia deflagra operação contra “rodízio” de facções em vila de Porto Alegre

Polícia deflagra operação contra “rodízio” de facções em vila de Porto Alegre

Compartilhe esta notícia





O Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) da Polícia Civil ocupou na manhã desta quinta-feira o Loteamento Santa Teresinha (antiga Vila dos Papeleiros), na rua Voluntários da Pátria, em Porto Alegre. A operação Consórcio, com 350 agentes em 60 viaturas, teve como objetivo desarticular um rodízio acertado por quatro organizações criminosas que se revezavam por semana na venda de drogas no local. Dez traficantes foram presos na ação comandada pelo delegado Guilherme Calderipe. Houve a apreensão de cinco armas entre pistolas e revólveres, carregadores, farta munição, uma expressiva quantia em dinheiro e entorpecentes, durante o cumprimento de 51 mandados judiciais de busca e apreensão.

O comboio de viaturas ingressou de surpresa e rapidamente na área, com os agentes fortemente armados desembarcando e avançando até as casas previamente identificadas no período de investigação que durou um ano. O helicóptero e canil da Polícia Civil prestaram apoio. A Guarda Municipal também participou junto da mobilização. Além das moradias dos suspeitos, a ação ocorreu também nos bares existentes.

O Chefe de Polícia Civil, delegado Emerson Wendt, compareceu no local. “Infelizmente cada vez mais usuários de drogas procuram o local”, afirmou, observando que o trabalho investigativo constatou que, em cada hora, cerca de 60 usuários de entorpecentes frequentam o local, sobretudo para consumir crack.

“A ação foi mais preventiva do que repressiva, evitando que a área se torne no futuro em uma cracolândia como ocorre no centro do país”, avaliou. “Temos vista ainda que em cada ponto de tráfico tem drogas, arma e dinheiro juntos, mesmo que seja o pequeno. O que foi apreendido ontem demonstra a traficância na região”, acrescentou.

Para o diretor de investigações do Denarc, delegado Mário Souza, a ação atacou o narcotráfico que tenta dominar os condomínios populares na cidade. Sobre o esquema de rodízio implementado na antiga vila dos Papeleiros, ele detalhou que cada uma das quatro organizações criminosas atuava por uma semana na área, cedendo o espaço depois para a outra. A chegada do armazenamento, munição e droga ocorria sempre pela manhã, o que motivou a deflagração da operação à luz do dia. “É tolerância zero”, garantiu. O esquema estaria em vigor há cerca de dois anos.

Já o delegado Guilherme Calderipe, responsável pela operação Consórcio, destacou que outras prisões foram efetuadas “dentro e fora da área”, ao longo do trabalho investigativo. (Correio do Povo)



Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!