Relatório de aplicativo traz dados sobre atraso e superlotação de ônibus de Porto Alegre

Relatório de aplicativo traz dados sobre atraso e superlotação de ônibus de Porto Alegre

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Divulgado nessa terça-feira (16), o relatório parcial do aplicativo “Fiscaliza Tu” – ferramenta desenvolvida pelo mandato da vereadora Fernanda Melchionna (PSOL) para a população fiscalizar e denunciar problemas do transporte público de Porto Alegre – traz dados referentes a cerca de 400 denúncias, realizadas ao longo do mês de março e abril pelos passageiros, acerca de atrasos, superlotação e condições inadequadas de rodagem dos veículos na capital.

A maioria das reclamações, segundo a vereadora, são decorrentes do não cumprimento do horário de chegada e/ou saída das linhas de ônibus em comparação ao divulgado pela EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação).

“Ao longo de 30 dias mais de 105 linhas de ônibus foram alvo de reclamações por parte dos usuários. As queixas são pelos mais diversos motivos, mas o atraso foi o campeão de reclamações principalmente no início da manhã e final da tarde. Isso atesta na prática que as linhas de ônibus não atuam em ‘excelência operacional’ como afirma a EPTC. Essa é uma pequena mostra do problema crônico que temos na capital”, afirma Fernanda Melchionna.

Os atrasos representam 55% das reclamações dos usuários, ficando entre 15 e 44 minutos o tempo de atraso das 12 linhas que mais tiveram denúncias. As denúncias referentes à superlotação são 23% do total das queixas. Conforme a vereadora, os números evidenciam que muitos ônibus operam com o número de pessoas acima da capacidade legal de passageiros. “Isso além de provocar desconforto aos usuários, que se sentem andando literalmente em uma lata de sardinha, a superlotação cotidiana coloca em xeque a segurança dos passageiros”, diz a vereadora.

Ainda segundo a vereadora, as reclamações dos usuários incluem registros sobre o não funcionamento adequado dos veículos, como a utilização de ônibus sucateados, com “péssimas condições de rodagem, portas e janelas enguiçadas, falta de acesso ao cadeirante, ar condicionado e campainha estragadas”. A não realização de viagens também foi apontada pelos passageiros.

“O relatório será apresentado para os vereadores da Câmara Municipal e também encaminhado para a Empresa Pública de Transporte e Circulação para que tome ciência e as providências necessárias. Ademais, será realizado um pedido de informações à EPTC relativo ao mês de abril/2017 sobre aplicação de multas por atraso das linhas de ônibus, já que não é de hoje que sabemos que a EPTC emite mensalmente autuações às empresas de ônibus devido a descumprimentos da tabela horária. Precisamos de mais transparência acerca dessas informações”, finalizou Fernanda.

Ao todo foram realizados 2.307 cadastros, 389 denúncias e 105 linhas denunciadas. O aplicativo está disponível desde 27 de março para celulares do sistema Android, através do link da loja da Google Play. As denúncias também podem ser realizadas online.

O relatório com os dados está em anexo em pdf e doc e pode ser acessado neste link.




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