O aeroporto Internacional Salgado Filho já é dos alemães – Porto Alegre 24 horas

O aeroporto Internacional Salgado Filho já é dos alemães

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp





“A qualificação do Aeroporto Salgado Filho potencializa a atração de investimentos e valoriza a posição estratégica do Rio Grande do Sul no contexto da América Latina”, disse o governador José Ivo Sartori. A convite do presidente Michel Temer, o governador participou de cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, na manhã desta quinta-feira (27), para assinatura do contrato de concessão do Salgado Filho pela alemã Fraport AP. A empresa também vai assumir o aeroporto de Fortaleza (CE).

Foram assinados contratos de outorga dos aeroportos de Florianópolis (SC), para a suíça Zurique, e de Salvador (BA), que será gerido pela francesa Vinci. Os governadores de Santa Catarina, Raimundo Colombo, e do Ceará, Camilo Santana, também estiveram presentes. Ao final da cerimônia, Sartori conversou com a vice-presidente executiva sênior da Fraport, Aletta von Massenbach, que destacou o Rio Grande do Sul como estratégico para a empresa, pela proximidade com Uruguai e Argentina.

O ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, citou avanços na aviação regional no Rio Grande do Sul, como os voos regulares entre Porto Alegre e Uruguaiana e Porto Alegre e Santo Ângelo.

“Teremos em torno de 400 empresários alemães em Porto Alegre, dispostos a estreitar relações econômicas e comerciais. Como governador, tenho obrigação de trabalhar pelos interesses do Rio Grande do Sul. Por isso, estamos em contato permanente com investidores. A Fraport é muito importante para o nosso estado”, destacou. Sartori registrou que o Rio Grande do Sul sedia, de 12 a 14 de novembro, o Encontro Econômico Brasil Alemanha.



O governador Sartori aproveitou a agenda no Palácio do Planalto para entregar o convite oficial da 40ª Expointer para o presidente Michel Temer, ministros e governadores.

Leilão

Os alemães arremataram o aeroporto por 382 milhões de reais, dos quais 290,5 milhões de reais pagos ao governo federal no ato de concessão. A empresa tem a obrigação de investir 1,9 bilhão de reais. No mesmo leilão, a Fraport também arrematou o aeroporto de Fortaleza.

Fraport AG

O grupo alemão é uma das principais empresas do mundo no ramo de aeroportos internacionais. Oferece uma gama completa de serviços de gestão aeroportuária integrada. A companhia administra cinco aeroportos na Europa – o de Frankfurt, um dos mais modernos do mundo –, cinco na Ásia, dois na África e um na América Latina.

Em 2016, a Fraport gerou vendas no valor de 2,59 bilhões de euros e lucro de cerca de 400 milhões de euros. No mesmo ano, 105 milhões de passageiros utilizaram aeroportos em que a Fraport tem mais de 50% de participação. (GOVRS)



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Políticas de privacidade