Obras da orla do Guaíba devem estar finalizadas em outubro

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp





Com 82% dos trabalhos e um investimento de R$ 68 milhões, as obras da orla do Guaíba deverão estar concluídas no mês de outubro. O trecho revitalizado compreende 1,3 quilômetro da Usina Gasômetro até a Rótula das Cuias. Os recursos para a realização da obra foram obtidos através da Corporação Andina de Fomento (CAF).

Os porto-alegrenses e os turistas que visitam a cidade estão ansiosos para reencontrar a orla do Guaíba. Constantemente, os trabalhadores são questionados pelas pessoas que passam pelo local de quando poderão acessar a nova estrutura idealizada pelo escritório do arquiteto Jaime Lerner. A orla está fechada para o público há quase dois anos.

O secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim), Elizandro Sabino, informou que a parte mais complexa da Orla do Guaíba como as fundações e a instalação das redes de esgoto, água, energia elétrica e gás já estão concluídas. Os trabalhos do consórcio formado pelas empresas Procon, Sadenco e SH Estruturas Metálicas estão concentrados agora nos acabamento internos dos passeios, bares e do piso iluminado (300 metros de chão com pontos de fibra ótica colocados no concreto). Sabino explicou ainda que as passarelas, decks e postes inclinados também já foram instalados.



“A nossa ideia é entregar a obra no mês de outubro, mas o cronograma poderá sofrer alguma mudança em razão do clima”, destacou. Os trabalhos na Orla do Guaíba começaram em outubro de 2015.

Segundo Sabino, 84% das obras do ancoradouro estão prontas. A estrutura localizada atrás da Usina do Gasômetro, que avança sobre as águas do Guaíba, com piso em madeira será destinada para receber embarcações. O reservatório de água, uma estrutura metálica de 23 metros de altura para abastecer todo o complexo da Orla do Guaíba, está com 80% dos trabalhos concluídos.

Os trabalhos nos quatro bares – dois para ambulantes, um vestiário e um local que será utilizado pela Guarda Municipal de Porto Alegre estão com mais de 70% dos trabalhos prontos. Todas as construções são ao nível do Guaíba e suas coberturas de concreto funcionam como mirantes ao nível da avenida Edvaldo Pereira Paiva. Outra novidade da obra será o bar Quase Meia Noite que está com mais de 60% da obra terminada. O estabelecimento em forma de circulo terá piso, teto e fechamentos laterais em vidro. Falta começar as obras das quadras esportivas e realizar acabamentos na ciclovia do complexo de lazer. (Correio do Povo)