Partidos se articulam na busca de apoio à reeleição de Sartori em 2018 – Porto Alegre 24 horas

Partidos se articulam na busca de apoio à reeleição de Sartori em 2018

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp





O PMDB já colocou em curso as articulações para a disputa ao governo estadual em 2018. A estratégia se originou no Palácio Piratini, com o objetivo de fechar uma aliança que inclua PSDB, PP e PSB, todos com participação na majoritária estadual. Apelidada de a ‘chapa dos sonhos’ do governador José Ivo Sartori, a majoritária projetada pelo PMDB prevê a senadora Ana Amélia Lemos (PP) disputando mais uma vez o Senado, o ex-deputado federal Beto Albuquerque (PSB) na outra vaga ao Senado e o ex-prefeito de Pelotas, Eduardo Leite (PSDB), como candidato a vice do atual governador. “É a chapa que está no desenho da expectativa de grande parte da sociedade”, admite o presidente estadual do PMDB, o deputado federal Alceu Moreira.

Moreira emenda que, apesar da expectativa, não há nomes sendo tratados no momento, e que o PMDB “não tem a pretensão de dizer aos partidos se eles devem ou não apresentar candidatura ao governo.” Mas completa que o partido está “fazendo um grande esforço para manter a atual base”. “A continuidade da união destes quatro partidos (PMDB, PSDB, PP e PSB) para nós seria um fator político de grande notoriedade.” Ele salienta, ainda, que os aliados fazem reuniões mensais para tratar do assunto.



Conforme outro cacique peemedebista, a estratégia também agrada o presidente estadual do PSDB, o prefeito de Porto Alegre Nelson Marchezan Júnior, que, caso o PSDB deixe de apresentar candidato ao governo, não precisa, com isso, ver testada a administração municipal já em 2018.

Quanto ao Senado, para deixar ambas as vagas com siglas aliadas, Sartori precisa ‘queimar’ o ex-governador Germano Rigotto. Internamente, Rigotto já manifestou disposição em novamente tentar o Senado em 2018. (Flávia Bemfica / Correio do Povo e Rádio Guaíba)



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Políticas de privacidade