Saiba como alterar a fonte de texto no seu WhatsApp

Saiba como alterar a fonte de texto no seu WhatsApp

Compartilhe esta notícia





O WhatsApp recebeu uma atualização que permite alterar a fonte do texto. O recurso está disponível na versão beta 2.16.179, tanto para celulares Android, quanto para iPhone (iOS). A função já pode ser usada também no WhatsApp Web, versão do mensageiro para PCs.

Depois de permitir mudar a formatação do texto com negrito, itálico e riscado, agora é possível trocar o estilo da letra usada na conversa. A nova fonte se chama FixedSys e tem maior tamanho e espaço entre os caracteres. Inclusive, é possível usar vários tipos de formatação ao mesmo tempo; é só combinar os códigos. Aprenda neste tutorial como alterar a fonte do seu WhatsApp.

Para usar a nova fonte basta colocar três sinais de acento grave (“`) no começo e no final da frase. Ainda no campo de digitar, você poderá ver a mudança. Depois é só enviar. Mesmo que o destinatário não tenha a versão mais recente instalada, conseguirá ver a mensagem. O teclado do Android tem um botão para esse tipo de acento, já no iPhone, é preciso pressionar o sinal de aspas simples para que ele apareça. A alteração na letra também acontece se você adicionar um emoji na frase.




Vantagens

A nova fonte do mensageiro é monoespaçada, ou seja, todas as letras têm a mesma largura. Esse tipo de letra é muito usada por programadores e profissionais de TI (tecnologia da informação) na hora de escrever programas de computador. A técnica ajuda a evitar erros, já que os caracteres não se misturam durante a leitura e o espaço de respiro é maior.

No entanto, essa fonte não é recomendada para textos longos porque “cansa” os olhos, segundo Neto Andrade, designer da Movile, empresa produtora de aplicativos para celular baseada em Campinas, no interior de São Paulo. Ele diz que a FixedSys poderá ser usada no WhatsApp para ressaltar alguma informação. “Provavelmente vai ser usada para dar destaque a algum pedaço do texto. Ou talvez para melhorar a leitura de trechos curtos”, diz. A nova fonte remete à maquina de escrever e pode ser usada por uma questão estética.

O WhatsApp está sempre atualizando os recursos do mensageiro. Para ter acesso às funções antes de todos, a versão beta está disponível em vários sites e publicações especializadas na internet.




Dicas

O novo tipo de letra tem um espaçamento mais elegante. Para conseguir escrever com a nova fonte basta começar e acabar a frase ou palavra com três crases (“`). Nos telefones com o sistema Android, a crase pode ser encontrada ao pressionar a tecla =\<. Depois, basta escrever, por exemplo,“`Mensagem“`, e a palavra ou frase já vai sair com a nova fonte.

Para encontrar a crase em seu teclado iOS, basta ir à tecla 123 (no canto inferior esquerdo) do teclado e mudar para o teclado de sinais e acentos. No canto inferior direito, pressione a tecla da apóstrofe (‘) – a crase vai aparecer na extremidade esquerda.

A nova letra de estilo retrô está disponível há alguns dias. E, assim como em outras ocasiões, o WhatsApp lançou a fonte sem um aviso prévio.
No começo de abril, os usuários do aplicativo já começaram a mandar mensagens em itálico e negrito. Para escrever palavras em negrito, é preciso colocá-las entre asteriscos. Por exemplo, *Mensagem*.

Já para o itálico, é preciso deixar as palavras entre sinais de underline: _palavra_. Se quiser fazer uso dos dois recursos ao mesmo tempo, basta colocar a palavra entre asteriscos e sinais de underline: *_palavra_*.



Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!