Cartilha alerta famílias sobre os perigos de brinquedos piratas

Cartilha alerta famílias sobre os perigos de brinquedos piratas

Compartilhe esta notícia





Brinquedo de criança é coisa séria e vem como um dos recados da cartilha lançada, nesta quinta-feira (10) pelo Procon RS e pela Fecomércio RS. A publicação Comércio informal: que bicho é esse?quer alertar as famílias sobre os riscos da pirataria nos produtos infantis. Inicialmente, 50 mil exemplares vão ser distribuídos para escolas públicas e particulares.

Para conquistar e educar as crianças, o livrinho tem desenhos coloridos e diálogos simples, além de um personagem muito simpático: o Proconito. Ele entra em ação para explicar o que é pirataria, quais são os produtos infantis mais falsificados e como isso pode provocar acidentes.

A secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (SDSTJDH), Maria Helena Sartori, disse que o público infantil é uma porta de entrada para abordar o assunto. “Por que falar para as crianças? Porque elas têm sonhos. Elas querem os brinquedos, os joguinhos, as roupas dos seus personagens preferidos e pedem tudo isso aos adultos. Os pais, claro, querem atender aos desejos dos filhos. Só que a gente precisa entender que um brinquedo falsificado, mal fabricado ou sem controle de qualidade pode machucar e trazer problemas graves”, disse.



50 mil exemplares vão ser distribuídos para escolas públicas e particulares. (Foto: Divulgação)

Outra preocupação é com os prejuízos econômicos. O presidente da Fecomércio RS, Luiz Carlos Bohn, apresentou um dado preocupante: o comércio informal representa 16% do PIB brasileiro, ou seja, R$ 900 bilhões por ano. Só no Rio Grande do Sul, em 2016, a pirataria movimentou cerca de R$ 52 bilhões.

A diretora do Procon RS, Maria Elizabeth Pereira, afirmou que as crianças e os adolescentes têm acesso aos produtos piratas tanto no comércio de rua quanto nas vendas pela internet. “Temos que agir, porque o apelo é muito grande, especialmente se pensamos em jogos, eletrônicos, DVDs, roupas e tênis. Por isso, é importante chegar nas escolas”, disse.

A expectativa é de que a educação das crianças ajude a mudar essa realidade. O lançamento da cartilha foi na sede da Fecomércio, durante um café da manhã.



Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!