Capital terá novo hospital com 208 leitos para o SUS

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp




Porto Alegre ganhará um novo hospital com 208 leitos para o Sistema Único de Saúde (SUS). A carta de intenções para a construção do local será assinada na próxima segunda-feira, pela prefeitura, Hospital Espírita e a Associação Educadora São Carlos, que será a mantenedora do local.

Instituição contará com 30 leitos de saúde mental, 75 de longa permanência, 20 de UTI e 8 de isolamento, além de 16 clínicos e 59 de retaguarda. O hospital terá também a disposição tomografia, ecografia e exames de imagens ambulatorial que serão oferecidos para toda rede saúde.


A gestão dos leitos caberá à Secretaria Municipal de Saúde, pois os pacientes serão regulados pela Central de Regulação. As primeira operações já devem ocorrer no mês de novembro, e o local deve estar em pleno funcionamento antes do inverno de 2018.

O secretário municipal de Saúde, Erno Harzheim, afirmou que a nova unidade irá oferecer atendimento completo. “O espaço contará com um centro de reabilitação auditivo e outros de reabilitação intelectual, além de uma equipe do melhor em casa”, declara.

A prefeitura investirá R$ 2 milhões mensais para a manutenção do hospital. Já os profissionais serão contratados pela  Associação Educadora São Carlos, mesma mantenedora do Mãe de Deus. O novo hospital irá alugar uma ala desativada do Hospital Espírita e mais uma parte do terreno. A área inicial prevista está em 4 mil m².  (Correio do Povo)