Chamada eletrônica é implantada no Pronto Atendimento Bom Jesus

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp





A implantação da chamada eletrônica por senha terá início nesta terça-feira, 8, no Pronto Atendimento Bom Jesus, localizado na rua Bom Jesus, 410, região Leste da Capital. A iniciativa integra o processo de informatização dos serviços de saúde a partir do Sistema de Informação Hospitalar (Siho), que estabelece o prontuário eletrônico para atendimento dos pacientes. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que o atendimento poderá ficar mais lento nos primeiros dias, em função da adequação dos profissionais à nova ferramenta. Até o momento, o sistema foi implantado no Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul, no Hospital de Pronto Socorro e no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas.

Conforme o secretário municipal de Saúde, Erno Harzheim, a chamada eletrônica traz mais transparência, agilidade e acessibilidade, já que o aviso é sonoro e visual, e o paciente pode acompanhar o andamento das chamadas. “É importante destacar que casos de emergência são encaminhados para atendimento imediato. As senhas são utilizadas para organizar os atendimentos menos graves”, esclarece. Outro ponto importante é a identificação do paciente, que recebe, a partir da chegada à recepção, a pulseira na qual constam informações como nome, sexo e idade, com a qual permanece até o final do atendimento.



O sistema faz a identificação do paciente e registra todas as informações do atendimento ambulatorial, sem a necessidade de impressão de prontuário. É uma iniciativa da SMS e da Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa) para qualificar e agilizar o atendimento nos hospitais e pronto atendimentos da rede da prefeitura. Com o prontuário eletrônico, o médico faz a prescrição e encaminha o paciente ao atendimento necessário, e todos os passos no serviço de saúde ficam registrados, dando mais segurança aos usuários.

O Siho foi desenvolvido por uma equipe de técnicos da Procempa, formada por analistas de informação e comunicação que atendem exclusivamente a SMS, em conjunto com a Gerência de Tecnologia da Informação da SMS. O Pronto Atendimento Bom Jesus integra a rede administrada pela Secretaria Municipal de Saúde na Capital, junto com os PAs Cruzeiro do Sul, Lomba do Pinheiro e de Saúde Mental IAPI, atendendo nas 24 horas do dia, todos os dias da semana.  (PMPA)