CPERS encerra greve contra o parcelamento de salários

CPERS encerra greve contra o parcelamento de salários

Compartilhe esta notícia





Em uma votação apertada, os professores estaduais decidiram encerrar a greve instituída na última terça-feira. A paralisação teve grande adesão da categoria, que se manifestava contrária ao parcelamento de salários. Foi o vigésimo mês em um regime de pagamentos como esse. E o problema foi agravado pelo valor da primeira parcela: R$ 650.

A categoria realizou assembleia na Casa do Gaúcho para avaliar o andamento do movimento. Pelo menos três mil pessoas estavam presentes. Em votação para encerrar ou continuar com a greve, grupos contrários à suspensão pediram pela recontagem dos votos.

A consulta foi feita, então, por meio de urnas. Por 1015 votos contra 705, os professores gaúchos encerraram a greve. As aulas retornam normalmente na segunda-feira (07).



A presidente do CPERS, Helenir Schurer, considera que a decisão foi inteligente. “Às vezes é mais importante recuar para manter a força da luta do que insistir e a greve acabar por ela mesma”.

O encerramento da paralisação era uma orientação do Conselho Geral do CPERS. A diferença entre a situação e a oposição foi pequena, de 310 votos. Para a presidente do Sindicato, a presença dos professores do interior foi de extrema importância. “Nós temos toda a região metropolitana nas mãos da oposição do sindicato, mas o interior deu uma resposta e construiu essa diferença.”

A presidente do CPERS Sindicato, Helenir Schurer, acredita que houve pouco tempo para articulação do movimento junto à comunidade escolar. Isso por que a greve começou já no segundo dia de aulas, após as férias de inverno. Agora, irão ocorrer aulas públicas a partir do meio da manhã em dias de aula já pré-determinados.

A categoria irá discutir em novos encontros a possibilidade de entrar em greve novamente, se os salários forem parcelados mais uma vez. (Band RS)



Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!