Em Porto Alegre, juristas lançam livro que analisa a sentença que condenou Lula

Em Porto Alegre, juristas lançam livro que analisa a sentença que condenou Lula

Compartilhe esta notícia




Do Sul 21 – O livro que destrincha a sentença do juiz Sérgio Moro, que condenou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a 9 anos e seis meses de prisão, será lançado em um debate em Porto Alegre, nesta quinta-feira (31). “Comentários a uma sentença anunciada: o caso Lula” já teve eventos em São Paulo e Rio de Janeiro e, no Rio Grande do Sul, irá reunir em torno de debate o ex-governador e ex-ministro da Justiça, Tarso Genro (PT), o jurista e professor da Unisinos, Lênio Streck, o professor de direito da PUCRS e membro da Frente Brasil de Juristas pela Democracia, José Carlos Moreira, e a professora da Universidade do Vale do Itajaí, Fernanda Martins. A mediação será feita pela juíza do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, Valdete Souto Severo.

A ideia do livro surgiu logo após um grupo de advogados terem acesso à sentença do juiz de primeira instância, da 13ª Vara Federal de Curitiba, que condenou o ex-presidente por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso conhecido como “caso do tríplex”. Segundo os organizadores, a sentença de Moro revela, além de caráter político, excessos cometidos pelo magistrado.


“A condenação tem uma série de aspectos questionáveis e precisamos de um time grande para comentar a sentença. São artigos curtos e que vão direto ao ponto, levando em consideração aspectos que dissecam a sentença para que o público leigo possa ter acesso”, explica Carol Proner, advogada, professora da UFRJ e coordenadora da obra.

Entre os autores reunidos no livro, estão artigos de Eugênio Aragão, Marcelo Nobre, Marco Aurélio de Carvalho, Lênio Streck, Pedro Serrano e Tarso Genro. “Este livro é sobre Direito, tratando de questões políticas. Analisamos e comprovamos como instrumentos burocráticos foram usados para destruir a democracia. Precisamos suscitar esse debate jurídico que trará, com certeza, efeitos políticos”, defende Tarso.

O lançamento acontece na sede da Fetrafi, na rua Cel. Fernando Machado, 820, Centro, a partir das 18h.


Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!