Estado transfere ao Dnit área para construção de alça de acesso à nova ponte do Guaíba

Estado transfere ao Dnit área para construção de alça de acesso à nova ponte do Guaíba

Compartilhe esta notícia





Mais uma etapa para a construção das alças de acesso para a nova ponte do Guaíba foi concluída pelo governo do Estado, que, nesta quinta-feira (10), transferiu áreas da extinta Companhia de Habitação do Estado (Cohab) ao Departamento de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O terreno de 21.031 metros quadrados, em Porto Alegre, é avaliado em R$ 4,2 milhões. Outras áreas também foram doadas, aos municípios de Horizontina e Porto Xavier.

Conforme o projeto do Dnit, a primeira etapa após a assinatura é concluir o reassentamento, que deve beneficiar cerca de 460 famílias da ocupação irregular da Vila Tio Zeca no entorno da obra, e adiante concluir o acesso à ponte para liberar o tráfego.

O governador José Ivo Sartori, que assinou o ato de doação, afirmou que “a ação, apesar de singela, é significativa e importante para a vida dos cidadãos. A regularização fundiária é essencial para essas pessoas terem autoridade sobre o lugar que moram. No que depender do governo do Estado, iremos ajudar também na desburocratização do licenciamento ambiental, desde que se mantenha a proteção ao meio ambiente”.



Além desse repasse de áreas da Cohab para o Dnit, o governador assinou também outras transferências para os municípios de Porto Xavier e Horizontina. Todas as áreas doadas não foram utilizadas para os tradicionais conjuntos habitacionais financiados pelo Estado e acabaram tendo outras finalidades.

O secretário de Obras, Saneamento e Habitação, Fabiano Pereira, disse que a ação faz parte do programa Destrava RS, que prevê a regularização de escrituras de terrenos com moradias habitacionais e da extinta Cohab para conceder melhores condições de habitação para os gaúchos.

“Essa é apenas mais uma etapa do programa, que representa um grande volume em recursos – a área é avaliada em R$ 4,2 milhões – para fazer com que essa construção aconteça”, afirmou. O secretário anunciou ainda que na próxima segunda-feira (14) será entregue mais um terreno, no bairro Guajuviras, em Canoas, para a construção de um complexo esportivo.

Segundo o superintendente do Dnit, Hiratan Pinheiro da Silva, a doação da área do Estado para o departamento deve dar prosseguimento ao trabalho no Complexo da Ponte do Guaíba.

“Temos três grandes assentamentos que devem ser regularizados, esse (que será beneficiado com a transferência do terreno da Cohab) é um deles. Esse é um passo importante para avançar na obra, escolhida como prioridade pelo Dnit por beneficiar também o complexo rodoviário do Rio Grande do Sul”, falou.



Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!