Morte da princesa Diana completa 20 anos neste 31 de agosto

Morte da princesa Diana completa 20 anos neste 31 de agosto

Compartilhe esta notícia




A princesa de Gales morreu no dia 31 de agosto de 1997 em um acidente de automóvel em Paris, na França, junto ao milionário egípcio Dodi Al-Fayed, quando vários fotógrafos seguiam seu carro para conseguir uma imagem do casal.

Protegidos da chuva e acompanhados por Kate Middleton, a duquesa de Cambridge e esposa de William, os príncipes passearam por um espaço batizado como White Garden (Jardim Branco), decorado com flores brancas no local onde Diana viveu ao lado do príncipe Charles.

Os dois irmãos também se reuniram com representantes de organizações sem fins lucrativos com as quais a princesa colaborava, entre elas o hospital infantil de Great Ormond Street, a organização de apoio a portadores de HIV National AIDS Trust e o grupo cristão que luta contra a lepra Leprosy Mission.


Uma porta-voz do Palácio de Kensington ressaltou que a visita de William, de 35 anos, e seu irmão Harry, de 32, serve para que os filhos de Diana “rendam tributo à vida e ao trabalho de sua mãe”.

O White Garden é o quarto espaço oficial em Londres que homenageia a princesa, além do Diana Memorial Playground – um parque infantil nos jardins de Kensington -, a fonte Diana Memorial Fountain, no Hyde Park, e o passeio Diana Memorial Walk, que vai do Palácio de Buckingham até o de Kensington.

Áudios

No início do mês, dias antes de ir ao ar, no Reino Unido, o documentário “Diana: In Her Own Words”, foram divulgados trechos de áudios gravados por Diana.

Em um deles, ela conta como conheceu Charles. De início, segundo ela, nada sobre o príncipe a impressionou. Era sua irmã quem estava “enrolada no pescoço dele”.

“Eu lembro de conhecê-lo e lamentar desesperadamente por ele, que a minha irmã Sarah estava enrolada no pescoço dele. Ela era difícil. Se ela piscasse, conseguia o que queria”, ressaltou sobre a parente, que se ofereceu para mostrar uma galeria de arte para Charles. A irmã então questionou se Diana sabia onde se podia acender as luzes do espaço. “Bom, por que você não me leva lá?”, rebateu o príncipe para a futura mulher, que recebeu um olhar enviesado da parente.


Assim que Diana conseguiu iluminar o espaço, Sarah frisou que ela já podia deixá-los ali. “Era o fato de um homem mais velho, em uma posição proeminente, que havia gostado de mim e queria me ter em volta”, contou aquela que se tornaria nora da rainha Elizabeth II.

Com o casamento engatado, Diana recordou ainda uma entrevista “pavorosa” que ela e o noivo concederam no dia em que anunciaram o noivado. Um repórter da rede ITN os perguntou se eles estavam apaixonados.

“Eu fui educada no sentido de que, quando você está noiva, você ama (…) Eu achei a pergunta grosseira, então respondi ‘Sim, é claro’. Charles se virou e disse: ‘Seja lá o que significa estar apaixonado’. Isso me abateu completamente. Que pergunta e resposta estranhas”, confidenciou ao coach a princesa, que revelou ter encontrado o marido 13 vezes antes de casar.

Bulimia

A princesa Diana ainda abriu o coração sobre como “todos creditavam o fracasso do casamento” ao transtorno de bulimia que ela desenvolveu. Demorou até que os parentes interpretassem de outra forma, segundo ela.

“Diziam que eu não me achava boa o suficiente para a família, então eu parti para cima de mim mesma. Eu disse que poderia ter recorrido ao álcool, o que seria óbvio. Eu poderia me tornar anoréxica, o que seria ainda mais óbvio. Escolhi o mais discreto, que no final não era tão discreto. Mas eu escolhi machucar a mim do que machucar todos vocês”, explicou Diana.

Ela explicou que não sentia raiva de ser bulímica, porque a raiva se dissipava com o transtorno. A princesa confidenciou que “sempre se sentia melhor” depois de ficar doente e se livrar daquele sentimento. “Eu ficava muito passiva depois. Muito quieta”, lembrou.

As imagens foram gravadas por Settelen, que as recebeu de volta depois de uma disputa com o irmão da princesa, Earl Spencer. O parente de Diana argumentava que o vídeo pertencia à família. Os controversos registros foram feitos durante os 16 meses em que o coach vocal passou com a princesa para ajudá-la a superar sua timidez nos discursos.

Diana e Charles se casaram em 29 de julho de 1981 e teve o divórcio concluído em 9 de dezembro de 1992. Um acordo a permitiu morar no Palácio de Kesington, residência oficial da realeza, e dividir a guarda de William e Harry. Ela morreu cinco anos depois, em um acidente de carro em Paris, na França. (AG)


Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!