Prefeitura, Itaú Unibanco e tembici apresentam o novo BikePoa

Prefeitura, Itaú Unibanco e tembici apresentam o novo BikePoa

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O novo modelo das bikes compartilhadas em Porto Alegre foi apresentado nesta quinta-feira, 10, na Estação Iberê Camargo. Tecnologia de ponta, mais conforto e segurança será o perfil das bicicletas que estão a caminho e serão disponibilizadas aos porto-alegrenses até o final do ano. Além do novo Bike PoA, o prefeito Nelson Marchezan Júnior anunciou outros projetos focados na mobilidade urbana juntamente com o Itaú. A mudança está sendo implementada pela empresa tembici, que em maio adquiriu a Samba Transportes Sustentáveis e passou a operar os sistemas de bike-sharing patrocinados pelo Itaú Unibanco: Bike Sampa, Bike Rio, Bike PE, BikePoA e Bike Salvador. Marchezan Júnior experimentou a nova bicicleta em um breve passeio na beira do Guaíba e anunciou a integração do sistema com o Cartão Tri.

“Poder acessar as bicicletas com o cartão Tri, que já é utilizado no transporte coletivo, é um avanço no aspecto de integração de mobilidade”, anunciou o prefeito. “A bicicleta que está vindo para Porto Alegre é a mesma utilizada nas principais capitais mundiais, com tecnologia de muito fácil acesso”, completou Marchezan. Em relação às ciclovias, disse que a prefeitura vai estudar para avançar na mobilidade através da bicicleta como um todo. “Nós temos muitos planos para Porto Alegre. Vamos pegar esses planos e colocar na vida real da cidade”, concluiu.
A gerente de Relações Institucionais do Itaú Unibanco, Simone Gallo, disse que a integração com o cartão de transporte municipal é muito relevante, porque o sistema de bike-sharing faz parte de uma política pública de mobilidade urbana, precisa estar integrado com outros modais. “É muito importante que uma pessoa saia do ônibus e tenha uma bicicleta para um segundo trecho de transporte ou vice-versa”, disse Simone.




Entre os projetos anunciados está a Escolinha Bike, em parceria com a tembici., que ensina crianças de 2 a 7 anos a pedalar com segurança nas cidades. Os ciclistas entram em contato com a rotina e as regras do trânsito e no final da atividade recebem a Carteira de Habilitação do Ciclista. Este projeto vai ser levado para as próximas edições do programa Prefeitura nos  Bairros. Uma parceria com a EPTC e a Carris permitirá a realização de curso de capacitação para motoristas de ônibus, com a intenção de melhorar o convívio e o compartilhamento nas ruas com ciclistas e pedestres. Também está sendo proposta capacitação técnica de gestores públicos no tema da mobilidade por bicicleta, que será ministrado por especialistas.
270 mil usuários – Porto Alegre já tem mais de 270 mil usuários cadastrados e 1,8 milhão de viagens realizadas por 410 bicicletas, que estão disponíveis em 41 estações da cidade. Desde o início do funcionamento do bike sharing , em 22 de setembro de 2012, um número cada vez maior de pessoas começou a usar a bicicleta como meio de transporte. As cinco estações mais utilizadas são Redenção Mercadinho, Iberê Camargo, Shopping Barra Sul, Shopping Praia de Belas e Lima e Silva. As empresas envolvidas observaram que as pessoas estão utilizando as bicicletas como alternativa de mobilidade. A média de uso das bicicletas compartilhadas nos dias de semana é de 20 minutos, metade dos 40 minutos utilizados no final de semana.
O novo modelo é mais robusto e tem peças que não podem ser utilizadas em outras bicicletas, nem vendidas, visando à questão da segurança. Em Porto Alegre, a porcentagem do número de furtos de bicicletas é maior do que no Rio de Janeiro. As novas bikes são fornecidas para a tembici pela empresa canadense, PBSC Urban Solutions, líder mundial em sistemas de compartilhamento de bicicletas. O PBSC atualmente tem cerca de 50 mil bicicletas em três continentes e em mais de 20 cidades. A tecnologia e equipamentos da empresa estão sendo usados nas principais cidades do mundo, como Chicago, Guadalajara, Londres, Montreal, Toronto e, em breve, em Honolulu.




O QUE MUDA
Nas bicicletas: 
– Design mais moderno e exclusivo para compartilhamento, sendo mais leves, ergonômicas e robustas
– Cesto adaptável para o tamanho da bagagem de mão do ciclista, sem acumular água ou sujeira
– Pneus com lados reflexivos e em aro 24 proporcionam uma pedalada mais dinâmica, segura e confortável. Possui tecnologia antifurto, exclusivo no Brasil
– Cobre-correntes que protege a roupa do ciclista
– Banco confortável e canote do selim com marcas para ajuste de altura
– Sistema de freios ‘Rollerbrake”, que garante freadas mais seguras
– Configuração de marchas para três velocidades
– Refletores frontais e traseiros com sistema de iluminação “Dynamo” com 10 mil horas de vida útil e que permanece aceso por até 90 segundos, dando mais segurança para quando o ciclista aguarda no semáforo
– Dispositivo de trava com sistema antifurto
Nas estações:
 – Layout exclusivo, sem gerar poluição visual, as estações foram concebidas para operar de forma ágil, inteligente e simples
– Abastecimento por painéis solares que garantem a autossuficiência energética (preparadas para eventual uso de bicicletas elétricas futuramente)
– Solução modular para as bicicletas, sendo possível adicionar ou remover docks conforme a necessidade. Sem necessidade de fixação ao solo
– Média de 20 vagas por estação
– Quiosque com interface de pagamento digital, de forma mais didática e de fácil utilização, com comunicação sem fio que agiliza o processamento de pagamentos e a transmissão de dados
No aplicativo: 
– Permite o ciclista planejar o passeio, pagar e desbloquear a bicicleta com o código gerado pelo aplicativo
– Encontrar estações próximas manualmente ou usando GPS do dispositivo
– Encontrar bicicletas disponíveis por pontos de devolução livres
– Marcar as estações favoritas
– Encontrar rota para um destino com informações de distância e elevação
– Registrar as viagens com o GPS




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