Polícia Federal realiza operação contra crimes ambientais no Litoral Norte gaúcho – Porto Alegre 24 horas

Polícia Federal realiza operação contra crimes ambientais no Litoral Norte gaúcho

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp





A PF (Polícia Federal) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (04), a Operação Curvas para combater crimes ambientais praticados no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Os agentes cumpriram quatro mandados de busca e apreensão no município de Mampituba. O ex-prefeito Pedro Juarez da Silva (PMDB) foi preso em flagrante por posse de um revólver calibre 38 com a numeração raspada.

As investigações, iniciadas em 2016, apuraram que dois servidores da prefeitura do município constituíram uma empresa em nome de terceiros para a comercialização de fragmentos de rocha conhecidos como “seixo”, utilizados para paisagismo. Essas pedras eram extraídas a partir do desassoreamento do rio Mampituba, realizado pela prefeitura, e comercializadas pela empresa.



A licença expedida pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para a realização do desassoreamento veda expressamente a comercialização do mineral oriundo da extração. Além disso, há a obrigatoriedade de licença do Departamento Nacional de Produção Mineral, que a prefeitura não possuía.

A prefeitura de Mampituba informou, por meio de nota, que não havia sido notificada da operação da PF e que “se coloca à disposição no que for preciso para colaborar para a investigação”. (O Sul)



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Políticas de privacidade