Protesto contra "pacotaço" de Marchezan reúne 3 mil pessoas

Protesto contra “pacotaço” de Marchezan reúne 3 mil pessoas

Compartilhe esta notícia





Servidores municipais de diversos setores protestaram na tarde desta terça-feira em frente à Prefeitura de Porto Alegre contra o “pacotaço” do prefeito Nelson Marchezan Júnior. Cerca de 3 mil manifestantes se reuniram no Paço Municipal e, com apitaços, vuvuzelas e vaias, pediram a saída de Marchezan da Prefeitura e definiram a gestão como “inimiga dos porto-alegrenses”.

Os servidores municipais são contrários a pelo menos três projetos de lei encaminhados pelo Executivo à Câmara de Vereadores. Dois deles dizem respeito diretamente à data e ao pagamento dos servidores municipais e extingue a chamada licença-prêmio, ambos com proposta de alteração à Lei Orgânica Municipal. E o terceiro, que também pretende alterar a Lei Orgânica, abre a possibilidade de concessão dos serviços de água e esgoto da Capital.



Foto: Mauro Schaefer 

Os protestos também atacam o corte da gratuidade na segunda passagem do transporte público, decretado pelo prefeito na semana passada. De acordo com o diretor-geral do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), Jonas Reis, “o que o prefeito está fazendo em Porto Alegre é uma vergonha”. “É um absurdo o que ele quer fazer com o Estatuto do Municipário. Não vamos aceitar estes ataques”, ressaltou Reis.

Lideranças sindicais admitem que uma greve geral no funcionalismo não está descartada. Uma assembleia da categoria, a ser marcada ainda, vai definir a pauta de reivindicações. Um carro de som foi deslocado pelo Simpa para engrossar o coro contra Marchezan.

Marchezan evitou falar sobre o parcelamento de salários e justificou o projeto por conta “da gravidade da situação das finanças do município”. “É insustentável”, ressaltou. (Correio do Povo)



Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!