Secretaria da Saúde leva vacinação e testes rápidos de HIV a estudantes em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp




Nesta sexta-feira, 25, estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Mariz e Barros, no bairro Mario Quintana, atualizaram a carteira de vacinação com a equipe da Unidade de Saúde Safira. Os jovens também tiveram a oportunidade de fazer testes rápidos de HIV na unidade móvel do projeto Fique Sabendo Jovem, em ação da Secretaria Municipal de Saúde. Equipada com consultórios, a estrutura tem espaço para testagem rápida e acolhimento e é adaptada a pessoas com necessidades especiais. Com segurança e privacidade, o resultado fica pronto em apenas 30 minutos. (fotos)

A iniciativa integrou a Semana de Vacinação de Adolescentes, com vacinação extramuros em algumas escolas da Capital para incrementar a cobertura vacinal e atualizar a caderneta entre adolescentes-alvo da campanha, dos 10 aos 19 anos. Durante esta semana, foram disponibilizadas vacinas de hepatite B, difteria e tétano (dupla adulto), febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), HPV, meningo C e gripe.


Em relação à vacina contra o HPV, por orientação do Ministério da Saúde, a faixa etária foi estendida. Meninas podem ser vacinadas a partir dos 9 anos, até os 26. Meninos, a partir dos 11, até os 26. A intenção do MS é aumentar a cobertura vacinal e otimizar estoques do imunobiológico, que têm prazo de validade curto em todo o país.

Fique Sabendo Jovem – O objetivo do projeto é ampliar o número de testes voluntários e a prevenção, além de aumentar o encaminhamento para tratamento, que deve começar o quanto antes. A ideia, ainda, é que o jovem diagnosticado reagente ao HIV não abandone o uso da medicação antirretroviral, necessária à manutenção da qualidade de vida. Estratégia inovadora de prevenção e educação em saúde sobre direitos sexuais e reprodutivos direcionada à juventude, o projeto é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com a SMS. Saiba mais na fanpage do Facebook.