Usuários aprovam chamada eletrônica por senha no Pronto Atendimento Bom Jesus

Usuários aprovam chamada eletrônica por senha no Pronto Atendimento Bom Jesus

Compartilhe esta notícia




A chamada eletrônica por senha está em funcionamento no Pronto Atendimento Bom Jesus, localizado na rua Bom Jesus, 410, região Leste da Capital. A iniciativa integra o processo de informatização dos serviços de saúde a partir do Sistema de Informação Hospitalar (Siho), que estabelece o prontuário eletrônico para atendimento dos pacientes. Até o momento, o sistema já foi implantado no Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul, no Hospital de Pronto Socorro e no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas.

O sistema faz a identificação do paciente e registra todas as informações do atendimento ambulatorial, sem a necessidade de impressão de prontuário. Para o coordenador-geral do pronto atendimento, Roibison Portela, um dos pontos positivos da nova ferramenta é a transparência. “O paciente consegue ouvir a chamada e visualizar em tela, possibilitando que acompanhe totalmente o fluxo de atendimento”, afirma. Além disso, o prontuário eletrônico facilita o acompanhamento de saúde do paciente, como acesso a exames realizados e demais informações de atendimento.


O aposentado Blasio Griebeler, morador do Partenon, aguardava atendimento médico na manhã desta quinta-feira, 17, e aprovou o novo sistema. “É rápido, cheguei e logo fui chamado, acho que está muito bom”, diz. A jovem Aline Olgini buscou atendimento para uma reconsulta e também aprovou. “É fácil de ver o andamento das chamadas, e acho que tem funcionado bem”, comenta.

Outro ponto considerado importante é a identificação do paciente: a partir da chegada à recepção, ele recebe uma pulseira na qual constam informações como nome, sexo e idade, com a qual permanece até o final do atendimento. “Todos os encaminhamento dados no serviço de saúde ficam registrados, dando mais segurança aos usuários”, explica Portela. “A geração de indicadores também possibilitará a análise e o controle de dados no sentido de qualificar o atendimento”, conclui.

Prioridade – Casos de emergência são encaminhados para atendimento imediato. As senhas são utilizadas para organizar os atendimentos menos graves. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa) para qualificar e agilizar o atendimento nos hospitais e pronto atendimentos da rede da prefeitura. O Pronto Atendimento Bom Jesus integra a rede administrada pela SMS na Capital, junto com os PAs Cruzeiro do Sul, Lomba do Pinheiro e de Saúde Mental IAPI, atendendo nas 24 horas do dia, todos os dias da semana.  (PMPA)


Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!