A chamada eletrônica por senha está em funcionamento no Pronto Atendimento Bom Jesus, localizado na rua Bom Jesus, 410, região Leste da Capital. A iniciativa integra o processo de informatização dos serviços de saúde a partir do Sistema de Informação Hospitalar (Siho), que estabelece o prontuário eletrônico para atendimento dos pacientes. Até o momento, o sistema já foi implantado no Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul, no Hospital de Pronto Socorro e no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas.
O sistema faz a identificação do paciente e registra todas as informações do atendimento ambulatorial, sem a necessidade de impressão de prontuário. Para o coordenador-geral do pronto atendimento, Roibison Portela, um dos pontos positivos da nova ferramenta é a transparência. “O paciente consegue ouvir a chamada e visualizar em tela, possibilitando que acompanhe totalmente o fluxo de atendimento”, afirma. Além disso, o prontuário eletrônico facilita o acompanhamento de saúde do paciente, como acesso a exames realizados e demais informações de atendimento.
O aposentado Blasio Griebeler, morador do Partenon, aguardava atendimento médico na manhã desta quinta-feira, 17, e aprovou o novo sistema. “É rápido, cheguei e logo fui chamado, acho que está muito bom”, diz. A jovem Aline Olgini buscou atendimento para uma reconsulta e também aprovou. “É fácil de ver o andamento das chamadas, e acho que tem funcionado bem”, comenta.
Outro ponto considerado importante é a identificação do paciente: a partir da chegada à recepção, ele recebe uma pulseira na qual constam informações como nome, sexo e idade, com a qual permanece até o final do atendimento. “Todos os encaminhamento dados no serviço de saúde ficam registrados, dando mais segurança aos usuários”, explica Portela. “A geração de indicadores também possibilitará a análise e o controle de dados no sentido de qualificar o atendimento”, conclui.
Prioridade – Casos de emergência são encaminhados para atendimento imediato. As senhas são utilizadas para organizar os atendimentos menos graves. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa) para qualificar e agilizar o atendimento nos hospitais e pronto atendimentos da rede da prefeitura. O Pronto Atendimento Bom Jesus integra a rede administrada pela SMS na Capital, junto com os PAs Cruzeiro do Sul, Lomba do Pinheiro e de Saúde Mental IAPI, atendendo nas 24 horas do dia, todos os dias da semana. (PMPA)