SMS vai avisar sobre desastres naturais no celular – Porto Alegre 24 horas

SMS vai avisar sobre desastres naturais no celular

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp





A partir de 18 de dezembro, quando houver previsão de um temporal com risco de inundação, perigo de deslizamento, raio ou outro desastre natural perto de sua casa ou trabalho, você pode receber um SMS da Defesa Civil Estadual alertando para o evento.

Para isso, é necessário cadastrar o telefone celular, enviando um SMS para o número 40199, escrevendo o CEP da área sobre a qual quer receber informações.




E é possível cadastrar a região da casa, do trabalho ou qualquer outra – não há limite de quantidade de CEPs que podem ser cadastrados. Só é necessário enviar uma mensagem por CEP a ser cadastrado.

Se quiser parar de receber a mensagem, basta enviar mensagem para o mesmo número com a palavra “sair” mais o número do CEP.

O serviço começou a funcionar ontem em São Paulo. “Ninguém precisa se preocupar com spam. Os alertas são regionalizados e enviados realmente quando há necessidade”, afirmou a coronel Helena dos Santos Reis, secretária-chefe da Casa Militar e coordenadora de Defesa Civil paulista.

Na mensagem dos alertas, estará escrito qual fenômeno está previsto para a região. O texto será curto, de até 160 caracteres. Não haverá, de acordo com a Defesa Civil paulista, uma orientação sobre como proceder.




Mas o site do órgão traz informações sobre quais providências podem ser tomadas em caso de tempestades e raios, ressaca marítima, alagamento/inundações, deslizamentos, enxurradas e emergências de verão. Basta acessar www.defesacivil.rs.gov.br.

500 mil cadastrados

Meio milhão de pessoas já estão cadastradas no sistema em todo o país. São moradores de Santa Catarina e Paraná, que fizeram parte da fase inicial do serviço, testado durante seis meses. A previsão é que até o primeiro trimestre de 2018 todos os Estados brasileiros sejam incluídos no serviço pela Defesa Civil Nacional.

O Japão começou a utilizar o alerta de desastres naturais em 2007. Atualmente, mais de 20 países, entre eles o Canadá, Chile, Bélgica e Filipinas contam com serviços semelhantes. (Band)



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Políticas de privacidade