Atlântida Sul e Quintão são as praias gaúchas que apresentam o maior crescimento populacional durante o verão

Atlântida Sul e Quintão são as praias gaúchas que apresentam o maior crescimento populacional durante o verão

Compartilhe esta notícia





Durante os meses de verão, Atlântida Sul (519,4%) e Quintão (515,2%) são os dois balneários que apresentam os maiores crescimentos médios em relação à população permanente, de acordo com um estudo da FEE (Fundação de Economia e Estatística) divulgado nesta quinta-feira (28).

Os dados constam na pesquisa Estimativas para a População Flutuante do Litoral Norte do RS, de Pedro Tonon Zuanazzi e Mariana Bartels. “A estimativa do aumento da população do Litoral Norte no veraneio é importante para a distribuição de recursos públicos, como o contingente de policiais a ser deslocado, por exemplo. Para o setor privado, são dados que permitem embasar a tomada de decisões gerenciais”, analisa Zuanazzi, coordenador do Núcleo de Demografia e Previdência da FEE. O aumento da população total da região ocorre devido aos veranistas e turistas provenientes, principalmente, de outras cidades do Rio Grande do Sul.




O estudo, que traça a projeção para o mês de fevereiro de 2018, considera como Litoral Norte os oito municípios banhados pelo mar – Balneário Pinhal, Cidreira, Tramandaí, Imbé, Xangri-lá, Capão da Canoa, Arroio do Sal e Torres –, além das praias de Quintão (pertencente a Palmares do Sul), Atlântida Sul (pertencente a Osório) e Santa Rita de Cássia (pertencente a Terra de Areia).

As estimativas de cada um dos oito municípios investigados incluem a população de todas as praias que estão contidas dentro da extensão da faixa de areia formada do município. A cidade de Imbé, por exemplo, inclui as praias de Imbé, Presidente, Mariluz, Santa Terezinha e Albatroz, entre outras.

Para fevereiro de 2018, a FEE sinaliza que, aos 1.189 residentes permanentes de Atlântida Sul, se somará uma população flutuante média superior a 6 mil indivíduos, representando um aumento de 519,4%. A menor variação ocorre em Torres (59,6%), enquanto Capão da Canoa e Tramandaí, municípios com maior população permanente, também são os municípios com maior população de veranistas.




No entanto, segundo Zuanazzi, “é preciso salientar que essas estimativas são de uma população média. Em dias de semana, esse número é menor e, nos finais de semana e feriados, é maior”. A população flutuante foi calculada através de uma proposta metodológica que, além de fazer uso dos censos demográficos, utiliza o volume mensal de água medido pelos hidrômetros instalados e o número de domicílios de uso ocasional.

Policiamento

O Litoral Norte do RS recebeu um reforço de sete viaturas para intensificar a segurança na região. A entrega dos veículos ocorreu nesta quinta-feira (28), em Capão da Canoa, com a presença do secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer.

Os automóveis serão usados no policiamento nos municípios de Capão da Canoa, Torres, Tramandaí, Osório e Santo Antônio da Patrulha. “Estamos entregando uma frota nova, com veículos de alto padrão.  Em fevereiro, pretendemos enviar mais 120 viaturas para outros municípios do Estado. Ou seja, aos poucos, estamos construindo uma nova sociedade, mais segura e sem medos”, destacou Schirmer. (O Sul)




Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!