Porto Alegre registrou aumento de arrecadação na área do Turismo – Porto Alegre 24 horas

Porto Alegre registrou aumento de arrecadação na área do Turismo

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp




A Diretoria de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) disponibilizou o Boletim Estatístico Municipal do Turismo (Bemtur) do primeiro semestre de 2017. Os indicadores de desempenho sinalizam uma recuperação da atividade em relação ao mesmo período de 2016, sendo destaque no levantamento de dados, o aumento da arrecadação de tributos municipais das atividades características do turismo.

No primeiro semestre de 2017 foram recolhidos R$ 8.948.827,85, volume de 5,9% superior a 2016. Deste valor, os meios de hospedagem recolheram R$ 6.317.312,22, representando 70% do total arrecadado pelas três atividades monitoradas pelo Bemtur (hotelaria, feiras e eventos, agências de viagem, turismo e excursões). O segmento de feiras e eventos foi responsável pelo maior aumento de arrecadação: 24,10% a mais, que o mesmo período de 2016, o que reforça a importância estratégica da captação e promoção destas atividades para Porto Alegre.




A hotelaria também registrou um significativo aumento de 5,36%, obtendo 45,14% de taxa de ocupação. Os dias úteis (de segunda-feira à sexta-feira) continuam sendo os de maior aproveitamento da oferta disponível. Por isso, a captação e promoção de eventos nos finais de semana é estratégica para ampliar o desempenho do setor. O sábado de 10 de junho de 2017 – véspera da 34ª Maratona Internacional de Porto Alegre – registrou taxa de ocupação de 62,75%, resultado muito acima da média dos demais finais de semanas e feriados.
Outro dado divulgado foi o uso da estrutura aeroportuária da Capital que assinalou 0,86% de aumento no fluxo total de passageiros do Aeroporto Internacional Salgado Filho. Já o setor de embarque e desembarque internacional, com 198.811 passageiros no período, obteve volume 8,75% maior que o ano anterior. “O boletim de estatísticas é um trabalho importante para o monitoramento e acompanhamento dos movimentos da economia e da força de trabalho no setor do turismo da cidade. Trata-se de uma ferramenta útil para o trade e que também demonstra de forma transparente ao cidadão, o quão rico este setor é para o desenvolvimento e promoção de Porto Alegre”, destacou o diretor de Turismo da SMDE, Roberto Snel. (PMPA)




Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Políticas de privacidade