Prefeitura de Porto Alegre alerta para perigos do uso de fogos de artifício – Porto Alegre 24 horas

Prefeitura de Porto Alegre alerta para perigos do uso de fogos de artifício

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp





A prefeitura de Porto Alegre emitiu, neste domingo, véspera de Natal, recomendações para evitar ocorrências de queimaduras, informando ainda estatísticas relativas aos anos anteriores. Segundo a prefeitura, todos os anos, o Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre registra casos de queimaduras originários da falta de cuidado com o manuseio dos fogos de artifício, representando 70% das ocorrências com fogos. Já lesões com lacerações representam 20% e amputações caracterizam 10% dos casos de acidentes com fogos de artifício.



Confira abaixo as indicações da prefeitura de Porto Alegre:

Quem manusear os artefatos não deve esquecer de jamais segurá-los com as mãos. O rojão deve ser preso em uma armação, cerca ou muro, de forma que não haja pessoas próximas no momento de acendê-los. O disparo deve ser feito somente ao ar livre e longe de qualquer substância inflamável ou rede elétrica. Menores de 18 anos nunca devem manusear fogos de artifício.

Jamais associe bebida alcoólica com o uso de fogos de artifício, não carregue-os no bolso e sempre confira o certificado de garantia dos foguetes. Tenha sempre um balde de água por perto para colocar os fogos já utilizados ou aqueles que falharem no lançamento, prevenindo assim o risco de novas explosões.

Em caso de acidentes, deve-se lavar o local do ferimento somente com água corrente. Evite tocar a área queimada e não use nenhuma substância sobre a lesão. Cubra o ferimento com pano úmido e limpo e procure atendimento hospitalar. (Rádio Guaíba)



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Políticas de privacidade