Prefeitura de Porto Alegre alerta para perigos do uso de fogos de artifício

Prefeitura de Porto Alegre alerta para perigos do uso de fogos de artifício

Compartilhe esta notícia





A prefeitura de Porto Alegre emitiu, neste domingo, véspera de Natal, recomendações para evitar ocorrências de queimaduras, informando ainda estatísticas relativas aos anos anteriores. Segundo a prefeitura, todos os anos, o Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre registra casos de queimaduras originários da falta de cuidado com o manuseio dos fogos de artifício, representando 70% das ocorrências com fogos. Já lesões com lacerações representam 20% e amputações caracterizam 10% dos casos de acidentes com fogos de artifício.



Confira abaixo as indicações da prefeitura de Porto Alegre:

Quem manusear os artefatos não deve esquecer de jamais segurá-los com as mãos. O rojão deve ser preso em uma armação, cerca ou muro, de forma que não haja pessoas próximas no momento de acendê-los. O disparo deve ser feito somente ao ar livre e longe de qualquer substância inflamável ou rede elétrica. Menores de 18 anos nunca devem manusear fogos de artifício.

Jamais associe bebida alcoólica com o uso de fogos de artifício, não carregue-os no bolso e sempre confira o certificado de garantia dos foguetes. Tenha sempre um balde de água por perto para colocar os fogos já utilizados ou aqueles que falharem no lançamento, prevenindo assim o risco de novas explosões.

Em caso de acidentes, deve-se lavar o local do ferimento somente com água corrente. Evite tocar a área queimada e não use nenhuma substância sobre a lesão. Cubra o ferimento com pano úmido e limpo e procure atendimento hospitalar. (Rádio Guaíba)



Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!